Ações da Prefeitura aumentam fluxo de embarcações na Orla Pôr do Sol

Indústria, Comércio e Turismo
28/01/2016 21h20

 

A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict)  reuniu a Capitania dos Portos e proprietários de embarcações da região da Orla Pôr do Sol para um balanço das ações e resultados na região do rio Vaza-Barris, no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju.

Durante a reunião os proprietário de embarcações expuseram suas dúvidas perante a Capitania do Portos e ressaltaram o aumento do fluxo de turistas na região da Orla Pôr do Sol depois das ações implantadas pela Semict, as quais vieram para organizar e incrementar o ponto turístico, gerando conforto e segurança para os usuários e organização para os proprietários de embarcações.

A Capitania dos Portos aproveitou a oportunidade para tirar as dúvidas que ainda restavam com relação a documentação, material de salvatagem. Os representantes expuseram orientações sobre nas normas da autoridade marítima no que diz respeito a itens como a correta habilitação para que efetive o serviço, registro das embarcações junto com documentação toda em dia, para que as embarcações operem de forma segura e possa proporcionar aos usuários uma segurança neste tipo de transporte.

A Operação Verão ocorre em todo o país, todos os anos, entre os meses de dezembro e janeiro, onde todos os distritos navais e militares que atuam na segurança do tráfego aquaviário intensificam a fiscalização por ser um momento onde ocorre o aumento do uso de embarcações de esporte e recreio. Graças à fiscalização, diminuem as notificações e com isso as embarcações andam de uma forma mais correta e dentro das normas da autoridade marítima.

Manuela Leite, proprietária de embarcações na região da Orla, reconhece a importância das ações da Prefeitura de Aracaju para o desenvolvimento local. "O fluxo de turistas melhorou muito depois da intervenção da Semict, porque antes o sistema era totalmente desorganizado e hoje o que vemos é uma organização excelente que motiva o aumento da procura por passeios naquela região. Hoje a Prefeitura de Aracaju faz uma divulgação voltada para o Pôr do Sol além de nós proprietários também fazemos a panfletagem nos sábados, quando acontece o Projeto Pôr do Sol, e isso tem melhorado a cada dia a demanda de turistas na região. As reuniões que acontecem aqui na Semict com a participação da Capitania dos Portos são de extrema importância para que possamos tirar nossas dúvidas quanto a regulamentação de nossos serviços como documentação de embarcações. Existiam muitos clandestinos como marinheiros sem autorização e as vezes até sem carteira e hoje não está existindo mais isso", comenta.

Para o consultor da Semict, Fábio Andrade, a participação da Prefeitura é no sentido de intermediar o entendimento para que o serviço seja prestado a contendo dos usuários. "O que nós da Prefeitura de Aracaju fazemos é tão somente intermediar os proprietários de embarcações e a Capitania dos Portos para que os serviços sejam regulamentados, e desta forma possamos disponibilizar aos usuários dos serviços de embarcações, segurança e conforto, fazendo com que a procura seja contínua e crescente. Desta forma entendemos que estamos contribuindo para o desenvolvimento do turismo local e fomentando a economia de forma promissora e evolutiva. Não se tem um turismo de qualidade com serviços deficientes. A regulamentação é benéfica não somente para quem usa, mas também para quem oferece, porque a demanda aumenta e com isso firmamos o destino cada vez mais. Nossas ações na região da Orla Pôr do Sol são voltadas para a continuidade evolutiva de forma a concretizarmos o turismo como uma realidade local. Definitiva e não passageira. Por isso envolvemos de forma direta a comunidade local que interage de forma positiva com nossas atividades", disse Fábio Andrade.