Guarda Municipal promove curso de capacitação para a formação de instrutores

Guarda Municipal
31/03/2016 15h52

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizou entre os dias 29 e 31 de março o curso de capacitação “Formação de Formadores”, que visa preparar dentro da corporação novos instrutores que atuarão na formação de guardiões que ingressarem na instituição, bem como nos cursos internos de promoção.  Com duração de 20 horas, o curso foi ministrado pelo delegado Mário Leony e pelo doutorando e mestre em Educação, professor Alessandro Araújo Mendes.

A coordenadora de formação e aperfeiçoamento GM Tássia Nascimento frisou que a importância dessa iniciativa é capacitar o agente de segurança pública para atuação em diversas áreas e também a formação de talentos dentro da área da educação. “O curso serve para formar instrutores dentro da instituição que vão multiplicar esse saber para os outros guardas que trabalham diretamente na rua no trato com as pessoas. Então, essa temática é muito importante para que levemos esse conhecimento de agentes de cidadania”.

O delegado Mário de Carvalho Leony, coordenador da 4ª Divisão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), membro titular do Grupo de Trabalho LGBT da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT (RENOSP LGBT) elogiou a iniciativa da GMA e se mostrou otimista e feliz com a oportunidade de discutir com os agentes temas que envolvem direitos humanos, cidadania e educação.

“Eu estou bastante otimista com a oportunidade da Guarda poder se firmar, ter a sua autonomia, ter um espaço para a produção de conhecimento, do saber e da pesquisa. Para ela poder consolidar a sua identidade a partir do entendimento de que nós, agentes de segurança pública, devemos atuar como promotores de direitos humanos e pedagogos da cidadania como um exemplo para a sociedade”, afirmou.

O professor Alessandro Araújo, durante suas aulas, abordou temas como História, Sociedade e Pensamento Educacional, temáticas voltadas especificamente para a multiplicação do conhecimento de forma dinâmica e atrativa aos mais variados públicos. O diretor da GMA, coronel Enílson Aragão demonstrou-se empolgado com a iniciativa que valoriza a instituição e seus agentes.

“Esse curso de formadores tem como perspectiva maior aproveitar os guardas municipais que estejam habilitados nos diversos saberes e conhecimentos para o exercício para a atividade de docência nos diversos cursos de formação e de habilitação da Guarda Municipal. Então a gestão da GMA mostrando-se democrática e tendo esse grande viés de aproveitamento dos recursos humanos e da valorização dos seus profissionais, facilita um curso de formadores para que os guardas municipais que se interessarem e que atenderem aos requisitos possam também participar da formação dos seus integrantes”, finalizou.