Centro de Treinamento da GMA sedia seminário com campeão mundial de Jiu-Jitsu

Guarda Municipal
05/04/2016 16h50

Na tarde do último sábado, o Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA) recebeu um seminário de Jiu-Jitsu ministrado pelo lutador Ricardo Vieira, nove vezes campeão mundial e fundador da equipe Checkmat, uma das principais equipes da arte suave no mundo. O evento, apoiado pela GMA, contou com a participação de 50 lutadores das principais equipes de Sergipe e foi organizado pelo representante da Checkmat em Sergipe, professor Rodrigo Campos.

Durante o seminário, Ricardo trabalhou diversos golpes e novidades do Jiu-Jitsu, principalmente os que estão sendo utilizados nos Estados Unidos, local onde a modalidade se tornou muito forte. Sob os olhares atentos e curiosos ele explicou em detalhes e passou um pouco da sua experiência aos presentes. A intenção de Ricardo com esse seminário foi de mostrar a evolução do Jiu-Jitsu e o que vem acontecendo nas competições internacionais.
 
“A prioridade hoje é mostrar para eles a evolução que o Jiu-Jitsu teve. É mostrar para eles um Jiu- Jitsu mais voltado para as competições internacionais. Eu acredito que o Jiu-Jitsu brasileiro principalmente no norte e nordeste do país tem tido pouca informação das novidades que tem chegado dos eventos internacionais.  Eu viajo muito para os EUA para acompanhar os principais eventos de esporte por lá e tenho visto muitas mudanças. Então a minha intenção aqui é falar sobres essas mudanças, da necessidade de eles treinarem juntos e alcançar o objetivo máximo que é participar das principais competições internacionais”, explicou.

Sobre a sua vinda a Aracaju, Ricardo contou que veio conhecer a estrutura filial da equipe Checkmat Sergipe. “O professor Rodrigo já tem uma grande estrutura aqui com o Jiu-Jitsu em Aracaju e ele procurou a equipe Checkmat para se filiar e buscar os eventos internacionais. Assim eu vim conhecer o trabalho dele aqui em Aracaju, conhecer os alunos dele. A prioridade da equipe é formar competidores profissionais. É uma orientação que a gente segue dentro da equipe conhecer as estruturas filiais para saber se entra nos padrões da equipe”, explicou.

A intenção desse seminário na verdade é o fortalecimento do Jiu-Jitsu sergipano. Apesar de ter sido organizado pela equipe Checkmat através do professor Rodrigo, ele foi aberto a todas as outras equipes que quisessem participar. A chegada dessa nova equipe aqui em Sergipe contribuiu ainda mais para o fortalecimento do esporte no estado que já contava com um crescimento nos últimos anos devido à chegada de outras grandes equipes. Um exemplo disso é a presença de lutadores sergipanos em competições nacionais e internacionais com resultados de grande expressão.

Rodrigo também reconheceu o trabalho de fomento que o CT-GMA tem feito dentro do esporte. “O CT da GMA, está sendo muito importante nesse crescimento. Além da promoção de competições, hoje nós sabemos de um lugar seguro que está sempre pronto para ajudar a gente. Quando eu pensei em trazer o seminário, eu já sabia que poderíamos contar com a estrutura que o CT tem para acomodar qualquer evento de Jiu Jitsu. Assim fica mais fácil a gente planejar qualquer evento aqui”.

O diretor adjunto da GMA, capitão Jonatas Santos é um grande entusiasta do trabalho feito pelo CT e comemorou a realização de mais esse grande evento.  “O CT-GMA foi idealizado com o objetivo de atender o nosso público interno, como uma ação de valorização dos nossos recursos humanos, sendo um espaço de práticas saudáveis, focado nas atividades esportivas, proporcionando o estreitamente das relações interpessoais e institucionais. Entretanto, o CT se deparou com uma demanda reprimida no cenário do esporte amador em Aracaju e, autenticamente, encarou o combate e hoje é um dos maiores fomentadores do esporte local junto com a secretaria de esporte do município. Isto, obviamente, só foi possível graças à visão empreendedora do gestor João Alves Filho o qual contou com o assessoramento direto da secretária Georlize Oliveira Costa Teles e de sua equipe técnica. Hoje, por exemplo, estamos sediando o grande seminário do Mestre multicampeão Ricardo Vieira, organizado pelo grande faixa preta Rodrigo”.