CGM qualifica servidores e promove Fórum sobre Suprimentos de Fundos

Controladoria Geral do Município
20/04/2016 08h35

A Administração Pública de Aracaju realizou um Fórum sobre Suprimentos de Fundos, com o objetivo de capacitar técnicos de Secretarias e Autarquias da Prefeitura. O evento promovido pela Controladoria-Geral do Município aconteceu no auditório da SMTT e teve como pauta central a discussão sobre a concessão, aplicação e prestação de contas deste instrumento utilizado para atender pequenas despesas que pela excepcionalidade e urgência, não possam ser realizadas pelo processo normal de aplicação.

Trata-se de adiantamento concedido ao servidor, a critério e sob a responsabilidade do Ordenador de Despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos.

O Coordenador da COLICC (Coordenadoria de Licitações, Contratos e Convênios), Elcarlos Cruz, representando o Secretário-Chefe da CGM, Edgard Silveira, explicou sobre a legislação reguladora dos Suprimentos de Fundos e suas aplicações.

A analista Ana Lacerda apresentou o quadro das diversas inconsistências, falhas e impropriedades catalogadas durante o ano de 2015 nos suprimentos concedidos em sua prestação de contas.

Durante o encontro, os técnicos suscitaram debates e questionamentos quanto às peculiaridades dos Suprimentos de Fundos. Muitas dúvidas foram esclarecidas e a avaliação dos participantes foi positiva. Segundo os Coordenadores, isso comprova o sucesso do Fórum. "Certamente os objetivos da Controladoria foram atingidos, sendo esse o início de um ciclo que tende a se aprofundar no tema. O secretário Edgard Silveira quer avançar nesta linha de atuação visitando os órgãos demonstrando assim, que a função da Controladoria é no sentido de orientar e não de punir", disse Elcarlos.