Guardas municipais de Aracaju passam por capacitação em línguas estrangeiras

Guarda Municipal
04/05/2016 17h58

De acordo com a Lei Municipal N° 2.984, a orientação e apoio aos turistas brasileiros e estrangeiros é uma das atribuições dos integrantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Com o propósito de capacitar ainda mais os guardiões, a Prefeitura de Aracaju em parceria com o Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS) ofertou mais de 60 vagas em cursos de inglês, espanhol e francês com aulas uma vez por semana na sala de aulas da corporação. De acordo com a guardiã Eliene Oliveira, a participação em um curso de língua estrangeira atende às atuais necessidades de uma sociedade cada vez mais globalizada. “A realização desses cursos é muito importante para a prestação de um melhor atendimento ao público estrangeiro, tendo em vista que trabalhamos em áreas de grande circulação de turistas como praças, parques e órgãos públicos. Estou fazendo o curso de espanhol porque tenho percebido um aumento significativo no número de hispanos em nossa cidade”, declara.

Com duração de nove meses, o curso prioriza as intervenções cotidianas com foco nas conversações de forma a facilitar as orientações e abordagens aos turistas, reforçando o papel cidadão da GMA. “As línguas estrangeiras, quando ensinadas na educação básica, têm um papel fundamental para a formação dos alunos enquanto cidadãos. Quando aprendemos outra língua, aprendemos outros modos de ver e sentir o mundo. Já para os colaboradores que atuam e contribuem para a segurança pública como um todo, é importante observar também que pode ser necessário o contato com pessoas de língua estrangeira em algum momento de trabalho, durante uma abordagem ou uma conversa informal. O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, portanto, faz-se necessário termos um conhecimento com o qual nós consigamos nos comunicar e sermos entendidos para que sejamos sujeitos autônomos e para que possamos atuar como cidadãos plenos no que nos propomos a fazer no contexto da comunicação”, afirma Aleislie Emmanuelle, professora de espanhol.