Esquema de segurança da GMA garante o Forró Caju mais tranquilo dos últimos anos

Guarda Municipal
24/06/2016 09h00

A Guarda Municipal de Aracaju vem dando um show à parte no quesito segurança durante o Forró Caju 2016. Os números apontam e as pessoas reconhecem o excelente serviço prestado ao público e no apoio aos demais órgãos envolvidos nesse megaevento que já faz parte da vida cultural e artística da capital.

Levantamentos realizados pela Inspetoria de Dados e Estatística (IDE) da GMA apontam redução no número de intervenções, apreensões e prisões. Nos primeiros cinco dias de festa foram registradas 192 intervenções com 210 pessoas detidas para averiguação e 13 prisões em flagrante.

Durante as revistas pessoais nos portões de entrada, 36 pessoas foram encontradas em posse de facas ou outros objetos perfuro cortantes. O combate ao tráfico de drogas conta com o auxílio do vídeo monitoramento, dos postos elevados de observação e das diversas patrulhas que atuam nos mais variados espaços do evento. "Essas ações servem para reforçar uma ação de presença que busca garantir a tranquilidade dos cidadãos de bem que se deslocam de suas residências com suas famílias para participar dessa belíssima festa realizada pela Prefeitura de Aracaju, certamente uma das maiores e mais seguras do Brasil", afirma o coronel Enilson Aragão, diretor geral da GMA.

Graças a esse trabalho conjunto foram apreendidas 134 unidades de maconha, 64 de cocaína e oito de crack. A quantidade de roubos e furtos registrados é irrisório se levado em conta a grandiosidade da festa frequentada por dezenas de milhares de pessoas todos os dias.

Vale ressaltar também que a Guarda Municipal de Aracaju atua no apoio ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Emsurb, Vigilância Sanitária e camarote da acessibilidade, além de reforçar o patrulhamento preventivo nos terminais de integração Leonel Brizolla, DIA e Maracaju na zona norte da capital através do moto patrulhamento. "Parabéns a Guarda Municipal. Um trabalho muito bem feito no Forró Caju, presenciei várias abordagens, estão de parabéns", declara Edgar Meneses, morador de Aracaju e frequentador assíduo do Forró Caju.