Reunião estratégica entre Guarda Municipal e SMTT prioriza ações de combate aos crimes no transporte público

Guarda Municipal
08/02/2017 11h53

Com o intuito de proporcionar mais segurança para os usuários e trabalhadores do transporte público da capital, o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Subinspetor Fernando Mendonça, reuniu-se na tarde de terça-feira (07) com dirigente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Aristóteles Fernandes, e com o diretor de Trânsito, Thiago Alcântara.

Em pauta estiveram os constantes assaltos a ônibus e as estratégias para a diminuição desses crimes. De acordo com o diretor da GMA, todos os esforços estão sendo feitos para garantir à população o direito constitucional de ir e vir. "A segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte público municipal foi um compromisso assumido pelo prefeito Edvaldo Nogueira e é uma prioridade tanto para a SMTT quanto para a Guarda de Aracaju. Nosso setor de Inteligência já fez diversos levantamentos acerca da forma como esses criminosos agem, os principais locais e horários e a participação de terceiros na facilitação da prática criminosa. Agora em parceria com o superintendente Aristóteles Fernandes, estamos formulando métodos de operação conjunta de atuação. Desde uma maior presença dos guardiões nos terminais e o patrulhamento preventivo nos locais de maior atuação dos criminosos, como ações sanitárias de limpeza, conservação e melhoria na iluminação pública dos terminais e seus arredores", declara Mendonça.

De acordo com o dirigente da SMTT, além das instituições municipais, o envolvimento das próprias empresas de transporte será crucial para uma mudança dessa realidade. "Já temos uma reunião marcada para a próxima semana com os representantes das empresas de ônibus que atuam na capital, quando debateremos as propostas de melhoria do vídeo monitoramento e outras apresentadas pelo diretor da GMA", afirma.

A reunião foi o pontapé inicial para uma grande operação que envolverá além da GMA e SMTT, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através das polícias Militar e Civil. "Na próxima quinta-feira participaremos de outra reunião, desta vez com o comandante do Policiamento da Capital e o delegado responsável pelo combate aos assaltos a ônibus. Temos certeza de que a junção de forças de todos os órgãos e o auxílio da segurança eletrônica e câmeras de vídeo monitoramento resultarão na diminuição maciça dessas taxas de crime", finaliza Fernando Mendonça.