Guarda Municipal apoia Emurb em desocupação de área de Proteção Permanente

Guarda Municipal
08/02/2017 14h54

Uma ação conjunta entre a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) deflagrada na manhã desta quarta-feira, 8, resultou na derrubada de diversas construções irregulares no Loteamento Rosa do Sol, Bairro Santos  Dummont.

As construções haviam sido erguidas numa área verde pertencente ao município de Aracaju, identificada como Área de Proteção Permanente (APP), situada às margens do manguezal. A região conta com especificações que restringem o uso e a construção de qualquer tipo de empreendimento que cause impacto ambiental negativo.

De acordo com alguns moradores da localidade, os lotes estavam sendo vendidos, fato confirmado por alguns compradores que apresentaram inclusive recibo de compra. Diante da situação, estes foram orientados a acionar a Justiça e entrar com uma ação de estelionato contra o suposto vendedor.

Cerca de 15 guardas municipais e mais de 20 fiscais da Emurb participaram da ação que transcorreu pacificamente e na base do diálogo, de acordo com o Supervisor Wilton da GMA. “Os invasores e possíveis compradores dos terrenos já haviam sido previamente avisados pelos fiscais da Emurb sobre a derrubada de toda e qualquer construção de alvenaria e cercas que estivessem demarcando a área. A ação aconteceu de forma ordeira e sem nenhum tipo de embate com a população que entendeu o papel fiscalizador do município”, afirmou.

Ao final da operação cerca de 10 construções e dezenas de cercas de arame farpado foram derrubadas e recolhidas.