Guarda Municipal apreende mais de 180 armas brancas nos terminais de integração

Guarda Municipal
23/02/2017 16h25

No último dia 13 de fevereiro, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) deu início à operação “Terminal Seguro” com o objetivo de inibir a prática de crimes nos terminais de integração da capital, numa ação conjunta com as polícias Civil e Militar. Porém, mesmo antes do lançamento da operação, o grupamento Ronda da Capital (Rondac) já atuava na repressão aos crimes contra usuários do transporte coletivo através de ações nos terminais, seus arredores e na abordagem a suspeitos dentro dos ônibus.

O resultado desse trabalho foi apresentado num balancete das apreensões realizadas pelo grupamento no período compreendido entre maio de 2016 e fevereiro de 2017. Ao todo foram executadas 387 intervenções, que culminaram na prisão de 78 pessoas, na apreensão de cinco armas de fogo e cinco imitações (simulacro), cerca de 180 armas brancas e outros objetos perfurocortantes, tais como tesouras, barras de ferro e facões. Entorpecentes como maconha, crack e cocaína também foram apreendidos.

De acordo com o Diretor geral da GMA, Subinspetor Fernando Mendonça, esse número reflete o empenho dos guardiões e a nova política de reconstrução do transporte público da capital implementada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. “Após a determinação da elaboração do Plano de Segurança Municipal por parte do prefeito, a GMA deu início à primeira fase prática com a operação Terminal Seguro, depois de uma série de reuniões entre os demais órgãos de segurança pública, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e representantes de sindicatos. A Rondac tem um papel primordial nessas ações, pois seu principal foco é o patrulhamento preventivo do transporte coletivo que é concessão pública. Esses dados mostram que o empenho dos guardiões aliado à essa política de reconstrução vem surtindo efeitos satisfatórios”, afirma Mendonça.

Dados recentemente apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) apontam uma diminuição de 59% nos roubos a ônibus no mês de janeiro de 2017, se comparado ao mesmo mês em 2016. “Certamente a atuação da Rondac e da GMA como um todo foi imprescindível para a obtenção desse resultado que tem sido sentido pela população nos quatro cantos da capital”, finaliza.