100 dias sem parar: Controladoria promove integração das ouvidorias

Controladoria Geral do Município
10/04/2017 05h59

Quando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assumiu a administração no dia 1º de janeiro, ele sabia que tinha um grande desafio pela frente: recolocar as finanças da gestão em ordem. Para começar a enfrentar as dívidas, que ultrapassam a quantia de R$ 800 mil – são R$ 530 mil de dívidas a curto prazo e R$ 300 mil a médio e longo prazos –, o gestor precisou adotar medidas austeras e, para isso, contou com os esforços de setores importantes dentro da administração. Entre eles está a Controladoria-Geral do Município (CGM), que passou a exercer, de fato, a função de órgão fiscalizador.

Sob o comando do secretário-chefe Alexandre Figueiredo, a pasta passou a promover ações de execução e coordenação das atividades de controle interno dos órgãos e entidades da administração municipal, e logo os resultados começaram a aparecer. “Assim como outras secretarias, vimos que nada estava funcionando, seja na forma organizacional ou na questão dos funcionários, muitos ociosos. A ideia foi organizar e otimizar, fazendo com que a Controladoria funcionasse bem”, garante Alexandre.

Uma das primeiras medidas adotadas pela Controladoria para resolver problemas encontrados, como a desorganização do quadro de pessoal, a falta de integração entre as ouvidorias e demais órgãos da administração, e demandas não concluídas, foi  a implantação do procedimento de visitas oficiando cada órgão, antecipadamente. “A CGM estava sem calendário de fiscalização, faltava atualizar a normatização e tinha funcionário ocioso. Hoje, isso já é passado. Fizemos um mapeamento dos processos da unidade e aumentamos o nível de governabilidade da controladoria a partir  de uma gestão efetiva na tramitação de seus processos”, pontua Alexandre.

Ouvidoria
 
Outra providência da Controladoria foi reorganizar o departamento Ouvidoria-Geral do Município (OGM), que estava com diversas manifestações não finalizadas. Após longo trabalho, todas as demandas foram recepcionadas e, agora, estão sendo processadas. Atualmente, mais de 400 manifestações do cidadão são encaminhadas, muitas das quais, inclusive, estavam acumuladas no sistema.

Para facilitar o diálogo com o aracajuano, a OGM capacitou representantes dos setores da administração municipal, com a finalidade de fortalecer o elo entre a Prefeitura e a sociedade. Com essa nova forma adotada, a Ouvidoria-Geral passou a filtrar as mensagens recebidas e encaminhá-las para os setores responsáveis, dando celeridade aos encaminhamentos e garantindo transparência à gestão. 

Para a secretária da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Gediana Nunes, responsável pelo serviço na Secom, isso demonstra o interesse da gestão municipal em garantir os direitos do cidadão. “Nossa Ouvidoria atua como representante do povo, fazendo a ponte entre a sociedade aracajuana e a Prefeitura. É um órgão muito importante, pois as mensagens recebidas possibilitam a melhoria dos serviços prestados à população. Através da Ouvidoria o aracajuano avalia, sugere, participa ativamente da gestão”, pontuou. 

Estrutura Física 
 
Quanto à estrutura física da sede da Prefeitura, a controladoria constatou  a falta de manutenção predial e o descaso com o mobiliário dos setores. Para solucionar essas questões, o secretário solicitou à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) os serviços de manutenção do prédio. Também foi constatada a falta de controle de veículos e combustível e, para isso, foi implantado o sistema de gerenciamento da frota, com implantação de diário de bordo e controle de abastecimento, com cotas pré-estabelecidas.

“Os objetivos do prefeito, assim como suas orientações e metas, é que cada secretário trabalhe com afinco, mostre interesse e organize toda estrutura física e de funcionários. Nós reunimos todos os profissionais e vimos a necessidade de mexer e organizar a situação. A CGM estava abandonada,  mas hoje já está com outra cara”, afirmou.