100 dias sem parar: Guarda Municipal contribui na reconstrução da segurança em Aracaju

Guarda Municipal
10/04/2017 06h00

A principal meta da Prefeitura de Aracaju na área da segurança é contribuir para que a capital volte a ser uma das cidades mais seguras do Nordeste. Planejamento estratégico aliado a ações ostensivas têm resultado no aumento expressivo da sensação de segurança experimentada pela população ao longo destes primeiros 100 dias de trabalho. Seguindo essa determinação do prefeito, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) tem ampliado suas estatísticas de apreensões de armas e entorpecentes, ao mesmo tempo, vem cooperando para redução dos índices de criminalidade no transporte público de Aracaju.
 
Somente nestes primeiros meses a GMA recuperou oito veículos roubados e apreendeu sete armas de fogo. Nesse mesmo período, foram apreendidos também quatro simulacros - imitações de armas geralmente empregadas na prática de crimes. Um grande número de armas brancas e entorpecentes foi retirado de circulação. Ao todo foram apreendidas mais de 100 facas e outros objetos perfurocortantes que, de acordo com as estatísticas, são as principais armas utilizadas na prática de roubos e arrastões no transporte coletivo. 
 
“Atualmente a GMA está mais próxima da população, trabalhando de forma cidadã. Essa característica nos fez adequar nosso planejamento, maximizando nossos recursos e empregando os guardiões de forma mais inteligente. O resultado desse trabalho tem se mostrado através dos números e do reconhecimento que a GMA tem diante da sociedade aracajuana”, afirma o diretor-geral da GMA, o subinspetor Fernando Mendonça.
 
Plano municipal de segurança

Todos esses dados são resultado das ações do Plano Municipal de Segurança, decorrente da implantação do Plano Nacional de Segurança Pública na capital. Desde fevereiro, a Guarda Municipal vem atuando conforme a exigência do prefeito Edvaldo Nogueira de contribuir efetivamente com o combate à violência em parceria com as forças estaduais e federais. 
 
As ações iniciais do plano municipal estão voltadas para a preservação das unidades de saúde, escolas e transporte público, bem como na melhoria dos canais de comunicação entre a população e a corporação, facilitando o encaminhamento de denúncias e potencializando o atendimento das ocorrências.

Partindo desse contexto, a Prefeitura de Aracaju desenvolveu tecnologias, como o Sistema Integrado de Informações da Guarda Municipal de Aracaju (SII/GMA). Consiste em um software de armazenamento de dados, atendimento e registro de ocorrências, que padronizou os procedimentos operacionais da instituição dando celeridade no atendimento à população. 
 
“O SII/GMA é um aplicativo totalmente desenvolvido pela corporação com custo zero, cujo objetivo é integrar as informações coletadas pelos mais variados setores da GMA, auxiliando na elaboração de um plano de ação exclusivo para cada local e horário levantado através da coleta de dados. Dessa forma, podemos, inclusive, verificar a necessidade do quantitativo humano e de equipamentos empregados dadas as características de cada ocorrência. É possível também determinar a área que necessita de uma atuação mais intensiva”, explica o coordenador de Estatística da GMA, guarda municipal (GM) Lidemarques Menezes. Outro benefício do sistema é a celeridade no atendimento ao público, permitindo inclusive que o denunciante possa acompanhar o encaminhamento que foi dado à ocorrência.

Outra tecnologia empregada pela GMA para favorecer a prestação de serviço ao cidadão foi o canal de comunicação via aplicativo Whatsapp, através do novo número (79) 98166-7790. As denuncias podem ser feitas com mais agilidade e precisão, já que basta o cidadão enviar a solicitação via web, no momento exato da ocorrência, com a possibilidade de utilizar fotos e vídeos, que facilitam a identificação de locais e suspeitos. 

Integração 

Outra boa notícia relacionada à segurança na capital foi a diminuição dos índices de assaltos a ônibus, fruto da operação "Terminal Seguro" e da parceria com as demais forças. Como resultado direto do trabalho ostensivo da GMA nos terminais, das blitz e policiamento ostensivo da Polícia Militar e das investigações realizadas pela Polícia Civil, os índices de assalto a ônibus diminuíram mês a mês. O último levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) aponta que no mês de fevereiro deste ano ocorreram 67 assaltos a ônibus, contra 175 no mesmo período do ano passado: uma redução de 61,71%.

O soteropolitano Rogério Gesteira está morando em Aracaju há três meses e trabalha o dia todo nas ruas. "Mesmo saindo muito pela cidade, nunca tive problemas. Para mim esse período está sendo realmente muito tranquilo", afirma. "Nós temos percebido que têm diminuído assaltos nos ônibus, pontos e terminais. Éramos assaltados em qualquer lugar e agora reduziu. Espero que nessa nova gestão a gente tenha cada vez mais melhorias", acredita o agricultor Manoel Messias dos Santos

Para cumprir outra demanda do Plano Nacional de Segurança, a Prefeitura vem trabalhando, através da GMA, na instalação de 82 câmeras de alta qualidade que serão empregadas nos locais já definidos em conjunto com o Ministério da Justiça e a Polícia Militar. A proposta é cooperar na fiscalização, a partir do compartilhamento das informações dos equipamentos.

A Guarda já dispõe de um ônibus de videomonitoramento que será colocado brevemente em circulação. O veículo está equipado com tecnologia de ponta e também servirá para monitorar a cidade.