Edvaldo entrega 1ª escola de Ensino Infantil aos moradores do 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2017 13h00

O prefeito Edvaldo Nogueira chegou ao 100º dia do seu governo em Aracaju de uma maneira especial: reafirmando o seu compromisso com a expansão da educação pública de qualidade. Neste sentido, ele realizou, nesta segunda-feira, 10, no bairro 17 de Março, a aula inaugural da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Calumby Filho, unidade de ensino que receberá 250 crianças, e assinou a ordem de serviço para construção da primeira escola de Ensino Fundamental da localidade. 

"Este é um dia de festa e felicidade para todos nós por entregar uma escola dessa magnitude no bairro 17 de Março. Tenho a felicidade de ter sido o prefeito que começou esta obra. Foi na nossa gestão que esta escola foi iniciada, bem como outras obras aqui no bairro que ficaram paralisadas. A administração passada inaugurou esta escola sem ela estar terminada. Agora nós terminamos e hoje fazemos a aula inaugural. Hoje, os meninos e as meninas do 17 de Março poderão aqui começar a encontrar um novo tempo para suas vidas, por isso é que eu estou muito feliz, muito satisfeito e é essa a demonstração do nosso trabalho", afirmou o prefeito, ao chegar à escola Calumby Filho.

As obras das duas unidades de ensino foram iniciadas na gestão anterior de Edvaldo Nogueira, ainda em 2012, mas não tiveram a continuidade devida na administração passada. Assim que assumiu o governo municipal em 1º de janeiro deste ano, o prefeito determinou que as duas obras fossem priorizadas. Deste modo, a Escola Dr. José Calumby Filho recebeu as adequações necessárias, como a construção de uma cozinha e de uma lavanderia, além da colocação de todo o mobiliário.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, relatou como a atual gestão encontrou a creche-escola. "A entrega desta creche, a primeira do bairro 17 de Março, é resultado de muito esforço da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Apesar de ter sido inaugurada em junho de 2016 pela administração anterior, a escola não tinha nenhuma condição de funcionamento. Em janeiro, desde que chegamos à prefeitura, a nossa gestão vem empreendendo todos os esforços para que a comunidade recebesse a escola. Acabamos toda a estrutura física, colocando em funcionamento a cozinha, que não existia, e construindo a área da lavanderia, adquirindo os equipamentos para estes dois espaços. Além disso, até as salas não estavam completamente prontas, sem ventiladores, e não havia recursos humanos, não tinha professores. Cuidamos disso e hoje estamos entregando para a comunidade", explicou.

Ordem de Serviço

Após a aula inaugural, o prefeito assinou a ordem de serviço para retomada das obras da primeira escola de ensino fundamental do bairro. Apenas 18,14% da obra foi executada nos últimos anos. Com a retomada das obras ainda nesta segunda-feira, a expectativa da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) é concluir a execução em seis meses. "A retomada desta obra é a prova do nosso compromisso com a educação e com a melhoria da vida dos moradores do bairro 17 de Março. É também a forma de mostrar que a nossa gestão está trabalhando para trazer dignidade para esta população", reiterou Edvaldo. Após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito visitou o canteiro de obras.

100 dias

Ao ressaltar a satisfação de realizar a aula inaugural no centésimo dia da sua gestão, o prefeito fez um balanço deste período de trabalho. "É aquilo que tenho sempre dito: eu falo pouco, mas realizo. Cem dias e nós já estamos entregando obras. Entregamos uma praça na Veneza, agora essa creche-escola; aumentamos em cinco mil as matrículas nas escolas municipais: eram 27 mil alunos no ano passado e nós já estamos com 32 mil alunos matriculados neste ano, o que é uma coisa muito positiva, são mais alunos indo para a escola. Daremos ordem de serviço para a retomada das obras da 1ª escola de ensino fundamental do 17 de março; pagamos cinco salários dos serviços em três meses, sendo dois atrasados e os três salários da nossa gestão, dentro do mês trabalhado. Portanto, este é um dia de muita alegria", destacou

Edvaldo convidou a população a comparar o início da atual administração com outras gestões, pontuando a dívida herdada na prefeitura de Aracaju de R$ 540 milhões. "A gente faz um balanço extraordinário: se você pegar os cem primeiros dias de muitos governos, eles não estão iguais ao nosso. Primeiro, porque eu peguei a prefeitura como uma terra arrasada, com R$ 540 milhões em dívidas e nós estamos dando conta do recado, equacionando os débitos. Além de pagar o salário em dia e inaugurar obras, conseguimos fazer ações da Emurb em mais de 500 ruas de Aracaju, foram pequenas intervenções e operações tapa buraco, mas já é um trabalho de recuperação das ruas, que estão em situação precária. Fizemos mutirões de limpeza no início do ano, retirando mais de 800 toneladas de lixo, que ficaram acumulados nos últimos meses do ano passado em bairros como Santa Maria, Bugio, Coqueiral, Porto D'Antas, Jardim Centenário, São Carlos, Nova Liberdade. Enfim, estamos realizamos um trabalho de reconstrução da cidade", complementou.

"Edvaldo está trabalhando muito"

A moradora do bairro, Cláudia Santos, estava muito satisfeita com as ações da prefeitura na localidade. "Estou muito alegre. Feliz mesmo. A gestão anterior, infelizmente, inaugurou a creche sem terminar a obra. As vagas eram para quem eles queriam, enquanto a população da comunidade ficou sem oportunidade. Hoje, com a gestão de Edvaldo, está aí a prova deste novo momento da cidade: a entrega da escola para o povo. Edvaldo está trabalhando muito, não há como negar", disse.

Presenças

Prestigiaram as duas solenidades a primeira-dama Danusa Silva, a vice-prefeita Eliane Aquino, os vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara), Antônio Bittencourt (líder da bancada governista), Jason Neto, Bigode do Santa Maria, Seu Marcos, Anderson de Tuca, Manoel Marcos, Pastor Alves, Isac Silveira, Fábio Meirelles e Dr. Gonzaga, além dos secretários municipais, dirigentes de órgãos, professores e lideranças comunitárias.