Projeto social desenvolvido pela GMA atende 140 crianças do Santa Maria

Guarda Municipal
12/04/2017 19h02

Um projeto social desenvolvido pelo Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA) tem levado a arte da capoeira para cerca de 140 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II no Bairro Santa Maria.

Idealizado pelo guarda municipal Gilvano Travassos ou simplesmente ‘Mestre Touro’, o projeto iniciado há pouco mais de um mês vem gerando bons resultados. “Nosso principal objetivo com esse projeto é auxiliar na transformação do comportamento desses meninos e meninas que vivem no Santa Maria e, em muitos casos, apresentam um histórico familiar de problemas e dificuldades. Como morador da comunidade percebo que há uma carência muito grande de áreas esportivas e recreativas, isso faz com que os meninos fiquem ociosos e virem presas fáceis para os traficantes de drogas e demais criminosos. Além disso, a prática da capoeira faz muito bem à saúde", declara Travassos.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Guarda Municipal de Aracaju e a Secretaria Municipal de Educação e trabalha com meninos de 10 a 14 anos de idade. Duas vezes por semana, os estudantes trabalham a prática esportiva, cultural e o desenvolvimento harmônico das relações interpessoais.

Centro de Treinamento

Inaugurado em setembro de 2013 o Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju prepara fisicamente e capacita em defesa pessoal os integrantes da corporação oferecendo aulas de jiu-jitsu, boxe chinês, judô, taekwondo, capoeira, entre outras. Além disso, fomenta o esporte local através da realização de seminários e torneios regionais e nacionais de diversas modalidades esportivas. Todos os instrutores do CT-GMA são guardas municipais com formação em Educação Física e altamente qualificados para a função.