Guarda Municipal de Aracaju inicia ciclo anual de capacitações e treinamentos

Guarda Municipal
28/04/2017 08h33

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) deu início ao processo de atualização profissional do efetivo para o ano de 2017. Nesse primeiro momento com instruções voltadas para a organização da segurança em grandes eventos como Forró Caju e Réveillon.

Desde o último dia 19 de abril até o próximo dia 12 de maio, todos os integrantes da corporação participarão de workshops onde serão abordados temas como vídeo monitoramento, plataformas elevadas de observação, patrulhas, postura e conduta, uso de bastão e tonfa, defesa pessoal e ética profissional.

Todas as disciplinas teóricas e práticas da atualização profissional serão ministradas por guardas municipais da capital e desenvolvidas no centro de treinamento da corporação. Além dos guardiões de Aracaju também participam representantes de Nossa Senhora do Socorro, Estância e Amparo do São Francisco.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Evilásio Protásio, o conteúdo aprendido nas instruções será essencial na segurança dos eventos juninos. "Trouxemos cerca de dez guardiões para a capacitação no manuseio de tonfa e bastão. Esse pessoal será multiplicador dentro da corporação e assim estaremos ainda mais preparados para realizar a segurança dos vários eventos juninos promovidos pela prefeitura de nossa cidade".

Outras capacitações

Em parceria com a Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe (Egesp) está programado para o próximo sábado, 29, o curso de manutenção de armamento (revólver, pistola e espingarda calibre 12) com participação de quatro guardiões de Aracaju que atuam na coordenadoria de material controlado e bélico. "O objetivo do curso é capacitar os servidores para que eles possam fazer a manutenção dos armamentos e multiplicar o conhecimento para seus colegas", explica do diretor da Egesp, Delmário Magalhães.

O curso complementar de armamento e tiro deverá acontecer no mês de maio e capacitará o efetivo da corporação para a utilização de pistolas calibre .380 e armas longas tipo espingarda calibre 12.

Ainda para o primeiro semestre estão previstos o curso de defesa pessoal específico para as mulheres da corporação e o Estágio Básico de Inteligência que será ministrado por guardas municipais de Aracaju e representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Secretaria de Segurança Pública - Sergipe. O curso objetiva capacitar integrantes de Guardas Municipais de todo o estado nas áreas de inteligência e contrainteligência policial.

De acordo com o diretor geral da GMA, os cursos refletem a postura profissional adotada pela instituição. "A política de reconstrução da cidade implantada pela atual gestão prioriza a capacitação como um eixo fundamental na prestação de um serviço com ainda mais excelência para a população. Estamos dando início a esse processo que irá perdurar todo o ano", afirma o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.