Direção da GMA inicia levantamento para melhorias de condições de trabalho dos guardiões

Guarda Municipal
17/05/2017 08h47

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recebeu na terça-feira, 17, o primeiro relatório de vistoria das condições físicas de todos os postos de serviço que abrigam guardas municipais. Ao todo, 29 prédios públicos contam com a presença fixa de guardiões, geralmente em plantões de 24 horas.

Essas vistorias têm o propósito de adequar esses ambientes ao que preconizam as Normas Regulamentadoras (NRs), principalmente no que diz respeito às condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. O primeiro local visitado foi o mercado Albano Franco no Centro da capital, que conta diariamente com a presença de oito guardiões que atuam no patrulhamento preventivo da localidade.

"Quando assumi o comando da GMA, assumi juntamente com o prefeito o compromisso de melhorar as condições de trabalho dos guardiões. E grande parte dessas condições dizem respeito ao local, ao ambiente de trabalho. Estamos fazendo esse levantamento e ao encontrarmos situações que carecem de melhorias, buscaremos os meios para saná-las, possivelmente em parceira com as secretarias que abrigam esses postos, aquelas que se utilizam da prestação de serviço da GMA", afirma o subinspetor Fernando Mendonça, diretor-geral da GMA.

A vistoria foi realizada por um tecnólogo em Segurança do Trabalho e contou com a participação do chefe do setor de manutenção, do coordenador de recursos logísticos, do representante do diretor da GMA e do presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma). "A iniciativa é muito importante pois vai proporcionar à direção da Guarda conhecer mais de perto os problemas estruturais que o guarda municipal enfrenta nos seus postos de serviço e, assim, desenvolver melhorias nessas estruturas a fim de dar uma melhor condição de trabalho ao guarda e assim promover também um melhor atendimento à população", elogia o presidente do Sigma, Éder Santos Rodrigues.