Guarda Municipal de Aracaju promove Curso de Inteligência de Segurança Pública

Guarda Municipal
03/07/2017 16h52

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) deu início na manhã desta segunda-feira, 3, ao Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública (CBISP). Iniciativa inédita, o curso promete capacitar e treinar guardas municipais de todo o estado nas mais modernas técnicas de inteligência empregadas por diversos órgãos em todo o país, criando uma rede de informações que alimentará as próprias instituições, além da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, sempre que necessário.

 A Prefeitura de Aracaju vem atuando e investindo para que a capital dê sua contribuição no setor da segurança pública. "É compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira que o município de Aracaju participe ativamente da segurança pública, que possa dar respostas através de sua Guarda Municipal, trazendo mais sensação de segurança aos aracajuanos", afirma o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Silveira de Almeida.

Ainda de acordo com o secretário, a realização do curso de inteligência é um grande passo nesse processo. "A integração entre a Guarda Municipal de Aracaju, promotora do curso, e as demais Guardas Municipais do interior do estado vai formar uma rede de inteligência que já foi criada hoje através da Comunidade das Agências de Inteligência Municipais do Estado de Sergipe, e isso para a segurança pública de nosso estado vai ser de fundamental importância. Cada informação coletada, processada e transformada em conhecimento nos diversos municípios vai auxiliar a Secretaria de Segurança Pública, dando mais subsídios para uma atuação otimizada", finaliza.

De acordo com o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Juliano Souza Ribeiro, a coleta e difusão de informações é essencial e pode auxiliar, inclusive, na tomada de decisões em nível nacional. "A importância da realização de um curso como esse está no compartilhamento de informações, porque a Abin não consegue ter ‘braços' em todos os locais e setores ao mesmo tempo, então, quando você tem vários órgãos cuidando dos mais variados assuntos, ao integrá-los você tem um melhor processamento das informações. Às vezes, um fato de pouca importância para um, pode ser muito relevante para outro e vice-versa. Como mensurar essa importância? Através do compartilhamento de informações".

Além de guardas municipais de todo o estado, participam do curso básico de inteligência de segurança pública, integrantes do Exército, Marinha, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça de Sergipe, SMTT/Aracaju e Petrobras num total de quase 100 pessoas.