Semict participa de planejamento estratégico da Câmara de Turismo da Fecomércio

Indústria, Comércio e Turismo
14/07/2017 09h28

Com o objetivo de discutir a cadeia do turismo sergipano e acompanhar a construção do planejamento estratégico do setor, o secretário municipal da Indústria Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, foi convidado para participar, nesta quinta-feira, 13, do Planejamento de Ações para o Turismo Sergipano, no Del Canto Hotel, bairro Farolândia. O evento, promovido pela Fecomércio/Se, com o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) - entidade que representa mais de cinco milhões de empresas em todo país -, é uma atividade da Câmara de Turismo da entidade. Participaram representantes do trade turístico, consultores e também do secretário de estado do Turismo, Fábio Henrique. 

Jorge Santana enalteceu a disposição da Câmara de Turismo, colegiado composto por empresários do trade, em desenvolver seu planejamento de ações para melhorar o ambiente de negócios no turismo. "A palavra-chave para o sucesso de qualquer negócio é planejamento. No momento em que nosso empresariado puxa para si a alavanca do seu empreendimento e desenvolve estudos para melhorar e se inserir neste mundo competitivo e globalizado, a gente pode ver que bons ventos soprarão, em breve, no ambiente do turismo sergipano. Nossa presença aqui é para colaborar nas discussões e colocar a mensagem de disposição do prefeito Edvaldo Nogueira em se irmanar aos membros da Câmara de Turismo para a qualificação permanente do destino turístico Aracaju", disse o secretário.

A assessora técnica da CNC, Márcia Alves, abriu o evento apresentando a estrutura organizacional da entidade, reiterando que o encontro fazia parte de uma ação da Câmara  de Turismo da Fecomércio/Se e que tinha como objetivo ouvir os empresários do setor turístico para construírem estratégias e caminhos para o desenvolvimento do turismo no estado. Em seguida, desenvolveu oficina de coleta de informações sobre o passado e o presente da atividade turística sergipana para traçar os objetivos estratégicos do planejamento.

Estratégias de divulgação do destino Sergipe, fortalecimento de ações por parte dos empresários, calendário anual de eventos, transformação de Sergipe como polo turístico nacional e melhoria da qualidade contínua dos serviços foram alguns dos pontos levantados pelos grupos, que ao final da dinâmica, elencaram sete eixos de ações que comporão o planejamento estratégico para o setor: qualificação, comunicação, segmentação turística, observatório de turismo, produto Sergipe e infraestrutura turística. Para cada um desses eixos, serão desenvolvidas ações específicas de fortalecimento dos 52 segmentos que compõem a cadeia do turismo.

Uma preocupação colocada por Daniela Mesquita, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (Abih/Se), é que as sugestões apresentadas pelo trade durante as discussões e incorporadas ao planejamento sejam, de fato, colocadas em prática. "Precisamos nos comprometer em realizar todas as ações que discutimos e colocamos no papel, para que todo o esforço que empreendemos durante as oficinas não se torne apenas uma carta de intenção sem efetividade. O que apontamos aqui para o turismo é o mínimo que devemos fazer", alertou.

Com o olhar para o atual cenário econômico brasileiro, Caroline Portugal, diretora de Turismo da Semict, considerou importante a realização do planejamento estratégico para traçar rumos seguros para o turismo. Segundo ela, para atrair e promover o setor é preciso um olhar mais cuidadoso nos desejos e expectativas de quem visita o estado. "Os novos tempos exigem novos pensamentos sobre o consumidor do turismo. É preciso conhecê-lo melhor, conhecer suas necessidades para saber o que podemos oferecer a ele", refletiu Caroline, elogiando a retomada das discussões na Câmara de Turismo e o interesse do setor empresarial na busca por melhorar cada vez mais os segmentos do turismo no estado.
O encontro foi encerrado com o indicativo de nova reunião, com data a ser anunciada pela coordenação da Câmara, para a apresentação da sistematização das ações de cada eixo do planejamento estratégico e aprofundamento das discussões para a execução do plano.