Semict discute realização de um hackathon em Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
03/08/2017 09h54

Na manhã da última quarta-feira, 2 , o secretário Jorge Santana recebeu o CEO da Rede + Aracaju,Rodrigo Paolilo, na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict). O objetivo do encontro foi alinhar entendimentos para a realização de uma gincana tecnológica em Aracaju, conhecida como Hackathon.

O grupo Rede+Aracaju é uma empresa de relacionamento e desenvolvimento empreendedor, focada na ideia de economia colaborativa e especializada na realização desse tipo de gincana empreendedora.

Rodrigo conceituou o Hackathon como uma maratona de inovação, onde equipes formadas por grupos de pessoas qualificadas em determinado tema são desafiadas a propor soluções tecnológicas para problemas de corporações, públicas ou privadas. "Esses grupos ficam imersos em jornadas que podem chegar a 33 horas ininterruptas, até que a apresentação de uma solução de TI (tecnologia da Informação) seja criada e validada", destacou Rodrigo, explicando que a validação é o teste final de execução do aplicativo criado.

Ele ressaltou também que no início da maratona são realizadas dinâmicas de grupos, para orientar a formação das equipes, palestras em cada eixo temático e é feito o acompanhamento permanente de mentores, que são profissionais especializados para conduzir o desenvolvimento dos trabalhos nos grupos, compostos por cinco componentes.

"Os participantes não saem do ambiente e a ideia é justamente fazer com que os grupos discutam, à exaustão, o conjunto de informações recebidas para a solução do problema colocado em cada eixo temático", destacou.

O tema do Hackathon é apresentado pelo cliente que contrata a Rede+Aracaju e a proposta inicial da Semict é indicar um tema sensível ao projeto do prefeito Edvaldo Nogueira: a ressignificação do Centro Histórico de Aracaju.

"O centro de Aracaju é um recorte territorial da cidade onde estão presentes as dimensões econômica, histórico-cultural e turística, merecendo um esforço para potencializá-las, razão pela qual enxergamos no Hackathon um instrumento importante como parte de um projeto de ressignificação", afirmou Jorge.

Outro ponto discutido foi o local para a realização do evento. O secretário sugeriu ele aconteça no Centro Cultural de Aracaju, pois além de ser um importante patrimônio da cidade, "com todo seu apelo arquitetônico, histórico e cultural está encravado no coração do centro da cidade, permitindo que os maratonistas experimentem os desafios que serão postos, relacionados ao comércio, ao turismo, à mobilidade e à segurança".

A ideia agradou aos representantes da Rede+Aracaju. Durante a reunião, o secretário entrou em contato com o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, solicitando apoio para que a equipe da Rede+Aracaju examinasse a adequação do Centro Cultural para a realização do evento.

Rodrigo Paolilo considerou o Centro Cultural "um espaço sensacional, lindo, histórico, muito bem localizado e com toda estrutura pronta para realizar um evento como o Hackathon". Para ele, a gincana deixará uma importante contribuição para a gestão municipal. "Um Hackathon consegue integrar soluções tecnológicas unindo o pensamento da administração do município com a visão e capacidade dos empreendedores. Integrar esses mundos, trazendo elementos de transformação social, é o resultado que a gente espera ao reunir as melhores cabeças sergipanas para pensarem as soluções para os problemas da cidade", constatou.

Jorge Santana considerou importante esse encontro inaugural entre a Semict e a Rede+Aracaju, mas ponderou que outros órgãos da Prefeitura, entidades empresariais, Sebrae e instituições de ensino serão convidados a participar da construção do evento. Por isso, uma nova reunião foi marcada, prevista para acontecer ainda este mês, oportunidade em que o evento receberá necessárias contribuições dos potenciais parceiros para uma formatação coletiva.