Guarda Municipal e Secretaria de Justiça promovem curso na área de Corregedoria

Guarda Municipal
03/08/2017 12h36

Integrantes da Corregedoria da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participam, durante toda essa semana, do curso de formação de membros para comissão de processo administrativo disciplinar na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp) de Sergipe. Além de Aracaju, o curso recebe mais 22 representantes de diversas Guardas Municipais do estado.

A capacitação é voltada para os guardas municipais que já atuam em Corregedorias ou para os que estão em decurso de formação de comissões para cuidar dos processos disciplinares em seus municípios. O curso acontece entre os dias 31 de julho a 4 de agosto com duração de 20 horas. De forma prática aborda todas as fases de um processo administrativo disciplinar. Para isso foram incluídos temas relevantes como Ética e Princípios no serviço público, por exemplo.

De acordo com o presidente da Comissão de Corregedoria do Sistema de Segurança Prisional, Olímpio Gomes Moreira Filho, a realização do curso foi uma iniciativa da Guarda Municipal de Aracaju. "A ideia nasceu depois de uma consulta do corregedor geral da GMA, subinspetor Jorge Alberto, a um advogado que atuava conosco. Esse advogado fez a indicação e o Jorge nos procurou a fim de sanar dúvidas relacionadas aos procedimentos administrativos. Nossa conversa progrediu e decidimos promover um curso não apenas para a Guarda de Aracaju, mas por solicitação do próprio Jorge, resolvemos abrir as portas para receber todas as Guardas interessadas", declara.

Para o corregedor-geral da GMA, o curso é uma grande oportunidade, principalmente para as corregedorias que estão em processo de formação. "Essa equipe da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) que está ministrando a capacitação participou recentemente de um curso ofertado pela Controladoria Geral da União (CGU), que é praticamente quem detém o Know-how. Essa equipe possui um conhecimento profundo dessa área, e o que é melhor: está disposta a compartilhar conosco", afirma o subinspetor.