Estudantes da rede municipal de Aracaju se destacam nos Jogos da Primavera 2017

Educação
15/08/2017 22h13

Professores orgulhosos, pais emocionados e alunos com sentimento de dever cumprido. Esses eram os principais comentários feitos durante um momento especial para muitos estudantes esportistas: na cerimônia de Encerramento dos XXXIV Jogos da Primavera 2017 para as categorias ''Infantil'' e ''A'', de 12 a 14 anos. O o evento, que aconteceu nesta terça-feira, 15, no Teatro Atheneu, foi de grande significado para a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed), já que entre 24 escolas públicas e particulares de todo Estado, 40 estudantes de 10 escolas da rede municipal conquistaram medalhas. 

Todos os atletas fazem parte de projetos apoiados pelo Departamento de Educação Básica da  Semed (DEB), através da Coordenadoria de Educação Física da Semed. O apoio, somado aos esforços e superações presentes nos treinos e durante os 17 dias de competições em Aracaju, resultou em medalhas de ouro para alunos de 4 escolas da rede, sendo elas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Presidente Juscelino Kubitschek, do Bairro Coroa do Meio; José Antonio da Costa Melo, do Bairro Getúlio Vargas; Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, do Bairro Industrial; e Manoel Bonfim, do Bugio.

Os estudantes foram classificados para a etapa nacional e representarão Sergipe em evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude 2017, que será realizado em Curitiba (PR) de 12 a 21 de setembro deste ano. Nilton Carlos, professor de Educação Física, leciona há seis anos na Emef Manoel Bonfim e este ano seu time de handebol feminino conquistou o ouro, indo representar Sergipe na modalidade.

''Esta medalha significa a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela escola há algum tempo e é a representação da dedicação das meninas, que treinam nas férias e nos feriados, não reclamam de jeito nenhum e sempre chegam com disposição. Acho que a maioria dos atletas de escola pública é um pouco mais aplicada, procurando no esporte um meio de melhorar de vida. Nós tentamos afastar esses meninos e meninas das mazelas na sociedade. Nestas alunas, por exemplo, venho observando mudança tanto nas notas como na disciplina, porque os atletas têm que ter um bom comportamento e elas entendem bem isto'', ressalta o professor.

Campeões

A Emef Juscelino Kubitschek levou o ouro na luta olímpica, no judô e no atletismo. A estudante da Emef, Geovana Sampaio, começou a praticar judô na JK há apenas sete meses, treina todos os dias,e o resultado disso é o título de campeã nos Jogos, levando-a a representar a modalidade em Curitiba. ''Estou um pouco nervosa, mas vou fazer de tudo para não deixar isso me abalar. Eu quero trazer medalha. Estou focada e estou treinando muito para isto. Isto porque meu professor é ótimo, eles sempre está ali treinando e incentivando pra gente ficar bem preparado para as competições. Treino de segunda a sexta, das 13 às 17h, e faço funcional no sábado'', conta a estudante.

O professor de judô e luta olímpica da Emef Juscelino Kubitschek, treinador da estudante Geovana, Vicente Gamo, afirma que a vitória se deve à dedicação da aluna nos treinos. "A Geovana está se saindo bem, em um caminho muito bom. Descobrimos o talento dela logo quando ela iniciou e começamos a trabalhar a coordenação motora e a força de resistência voltada à doutrina judoística. Quando descobrimos o talento e juntamos à técnica veio o resultado. Estamos indo para outras competições dentro e fora do Estado e o maior objetivo é que ela consiga a medalha em Curitiba para que possamos pleitear o Bolsa Atleta dela no próximo ano'', detalha o professor.

Carlos André Alencar, da Emef Costa Melo, tem 13 anos e está na 6ª série. Ele conta que esta é sua 4ª medalha de ouro em competições. ''Estou muito feliz, meus pais estão orgulhosos de mim. Uma conquista dessa representa muito para mim. Faço barreira, salto em distância, e saltar as barreiras foi muito difícil. Pratico há dois anos e antes não praticava nenhum esporte, mas fui motivado a praticar esse por conhecer as técnicas do atletismo durante as aulas de educação física '', explica o atleta.

A união faz a força

Estudando o 9º ano na Emef Presidente Vargas, Nataly Jackson, de 14 anos, juntamente com seu time de futsal feminino, conquistou o bronze nos Jogos. Segundo ela, o amor pelo futebol vem desde pequena quando jogava com seu pai e seu irmão. Seu time já havia participado dos Jogos da Primavera em 2016 e conquistado o 4º lugar. Ela diz que este ano o esforço foi ainda maior, mas não teriam conseguido não fosse a união de todos.

''Praticamente posso dizer que fomos o primeiro lugar no futsal feminino de Aracaju, já que os outros times são de outros municípios. Só de sabermos que nos superamos já é uma emoção muito grande. Somos o primeiro time de futsal feminino da escola e muita gente desacreditava da gente no começo, depois que fomos ganhando confiança. Treinávamos nas férias 3 vezes na semana e hoje estamos com a sensação de dever cumprido. Atribuímos esta conquista ao apoio da escola Presidente Vargas, que cedeu tudo que a gente precisava; ao nosso professor, que confiou completamente na gente, nos treinou nas férias e também à família, que nos ajuda e nos acompanha'', relata a jogadora.

E neste time o que não falta é união. A mãe da jogadora Vitória Kailane, que tem 14 anos e está no 9º ano, Acácia Fraga, vai para todas as atividades da filha no futsal. De acordo com ela, o apoio é importante porque é uma coisa que ela gosta muito, que ajuda nos estudos. Além de promover a socialização, já que a filha conquistou amigas que estão sempre juntas e se ajudam, tanto em campo como em sala de aula, nas dúvidas e estudos.

''Participo de tudo, vou a todos os jogos, todos os treinos, torço, dou palpite. Reclamo com o professor, grito com o juiz, nos jogos só ouvem a minha voz. Se tiver muita gente todo mundo me nota. Moro com minhas duas filhas e somos uma família muito unida, tudo que uma faz as outras estão juntas. Estou muito orgulhosa. A gente vem lutando muito. Quando perdem eu choro, fico muito nervosa. Quando ela perde ela diz 'mainha, me desculpe', mas eu converso com ela e explico que não é assim, que perder também faz parte. Ela já quebrou dois dentes, então queria mesmo que ela procurasse outro esporte, mas é o que ela gosta'', comenta a mãe.


 

Lista de atletas classificados e convocados para os Jogos Escolares da Juventude 2017

Atletismo:

Masculino

CARLOS ANDRÉ ALENCAR DOS SANTOS - EMEF José Antônio da Costa Melo (Aracaju)

RAFAEL GOMES SANTOS - EMEF Pres. Juscelino Kubitschek (Aracaju)

 

Badminton:

Feminino

KAILANE LETÍCIA VIEIRA DOS SANTOS - EMEF Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas (Aracaju)

Masculino

MAYKE YURI SANTOS SOUZA - EMEF Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas (Aracaju)
RONALD MATEUS SILVA - EMEF Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas (Aracaju)


 

Judô:

Feminino

GEOVANA SAMPAIO SILVA - EMEF Pres. Juscelino Kubitschek (Aracaju)

 

Luta Olímpica:

Masculina

ANDREY SILVA - EE Prof. Valnir Chagas (Aracaju)

NAILSON SILVA - EMEF Juscelino Kubitschek (Aracaju)

 

Handebol:

Feminino

EMEF MANOEL BOMFIM (Aracaju)