Secretários pactuam encontros com categorias da saúde para avaliação de cenários financeiros

Planejamento e Orçamento
23/08/2017 19h11

Uma reunião que buscou pactuar uma sincronia na avaliação do cenário econômico-financeiro da administração municipal, junto com as categorias profissionais ligadas à saúde, que poderá levar ao fim da greve. Este foi o objetivo de uma reunião realizada no final da tarde desta quarta-feira, 23, entre os secretários municipais da Fazenda, Jeferson Passos; da Saúde, Waneska Barboza, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, com os dirigentes dos sindicatos dos enfermeiros (Seese), agentes comunitários e de endemias (Sacema), além dos trabalhadores na área da saúde (Sintasa). O encontro ocorreu na sala de reunião da Seplog, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. 

Na reunião, ficou pactuado que no próximo mês de setembro haverá mais um encontro desses representantes onde será avaliado o andamento de todas as ações relativas aos pleitos de ordem administrativa apresentados pelas categorias, dentre os quais a reorganização do fluxo e condições de trabalho. Já na primeira quinzena do mês de novembro, ficou acertado que haverá uma nova exposição do cenário econômico-financeiro, onde todos os indicadores das finanças municipais serão mais uma vez apresentados para que as categorias tomem conhecimento.

"A exemplo do que já vínhamos fazendo em outros encontros com diversas categorias, estamos esclarecendo que, na atual situação das finanças municipais, não há condições de oferecermos reajuste para nenhuma categoria funcional do município em 2017. No entanto, não nos furtamos em sentar novamente com as categorias, até o final do ano, para realizarmos uma nova exposição desse cenário econômico e das implicações disso na nossa gestão", explicou o secretário Jeferson Passos, após mais uma exposição detalhada de toda a situação financeira da administração municipal.

A secretária Waneska Barboza detalhou diversas medidas que já estão em curso para atender aos pleitos da categoria no sentido de melhorar as condições de trabalho. "Além da reavaliação das condições de trabalho que nos foram propostas , e já estão sendo elaboradas, também estamos realizando um novo processo seletivo para contratação de 512 profissionais que substituirão terceirizados, a partir de contratos com jornadas de trabalho mais adequadas, e ajustes funcionais que beneficiarão o fluxo de trabalho, aliviando a carga hoje existente para diversas categorias. Isso é fruto da sensibilidade e compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com a questão", frisou a secretária.

Informações Estratégicas

O secretário Augusto Fábio destacou a importância de, pela primeira vez, as categorias profissionais terem acesso a estudos técnicos embasados nas reais situações encontradas na administração municipal. "Levar ao conhecimento destes profissionais estas informações técnicas é fundamental, inclusive, para que eles possam qualificar ainda mais suas intervenções na construção de propostas que representem ganhos reais para as respectivas categorias. Aqui, nesta gestão, nós só nos comprometemos com aquilo que efetivamente poderemos cumprir. Isto elevará e tornará cada vez mais produtiva essa relação com as entidades sindicais e o conjunto dos servidores", pontuou.

Para a presidente do Seese, Shirley Morales, a reunião foi bastante positiva. "Os secretários nos trouxeram novos elementos e conseguimos pactuar prazos para respostas aos pleitos e anseios das categorias. Nós precisávamos dos dados que justificam a ausência do reajuste nesse ano. Hoje nós elucidamos esses dados e nós vamos levá-los à categoria já nesta quinta-feira", afirmou.

Já o presidente do Sintasa, João Augusto Couto, destacou a disponibilidade do diálogo como um grande avanço para a solução de eventuais impasses. "O interessante é que saímos daqui hoje com duas próximas reuniões marcadas, o que mostra que avançamos para dirimir dúvidas sobre a real situação do município no tocante aos servidores".

O presidente do Sacema, Vinícius Ribeiro, evidenciou a importância da participação dos três secretários nesse momento de pactuação. "Entendemos como uma verdadeira abertura de um novo tipo de diálogo, onde já deixamos pactuado que no início de setembro vamos voltar a discutir e avaliar o que já foi produzido em relação à situação dos servidores. Ainda não avançamos na questão salarial mas, estabelecer o diálogo nesse nível, é sim uma vitória", argumentou o dirigente.

Uma das questões decisivas para o fim do movimento grevista refere-se à possibilidade de corte do ponto dos grevistas. Ficou acertado que será definida ainda na manhã desta quinta-feira, 24, quando a administração municipal anunciará a decisão.