Centro de Treinamento da Guarda Municipal oferta aulas gratuitas de jiu-jitsu

Guarda Municipal
24/08/2017 11h44

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) vem atuando efetivamente no processo de reconstrução da segurança pública na capital, com ações de policiamento preventivo, maximização de recursos operacionais e logísticos e aumento de prisões e apreensões. Em atendimento às diretrizes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a GMA tem buscado ofertar mais do que serviços de contenção da criminalidade, aproximando-se da comunidade também através de ações sociais, como no projeto desenvolvido pela corporação no conjunto Médici. Desde abril, professores de jiu-jitsu vem ministrando aulas gratuitas para moradores da comunidade.

As aulas são uma iniciativa do Centro de Treinamento da GMA, em parceria com o grupamento da Ronda da Capital (Rondac), que fica sediado na própria localidade. "O projeto surgiu depois de um convite do coordenador do grupamento da Ronda da Capital, que fica sediado aqui no conjunto Médici, para que pudéssemos ofertar a essa comunidade, além dos nossos serviços de segurança pública, aulas de jiu-jitsu. O objetivo maior desse projeto é aproximar a comunidade da Guarda Municipal, desfazer o estereótipo repressor das forças de segurança pública e contribuir para a retirada dos jovens das ruas, trazendo-os para o esporte", afirma o guardião e professor de jiu-jitsu, Anderson da Hora.

Em menos de quatro meses, o projeto já conta com cerca de 90 alunos das mais variadas idades. Todos os dias pela manhã, tarde ou noite, os tatames estão sempre ocupados por pessoas dispostas a melhorar o condicionamento físico e a saúde, como no caso de Márcio Ângelo. "Eu descobri que a Guarda Municipal desenvolvia esse projeto de aulas gratuitas de jiu-jitsu aqui no conjunto Médici através do Facebook. Essa informação veio bem no momento em que meu médico me orientou a fazer algum tipo de atividade física. Eu vim conhecer o local há cerca de duas semanas, conversei com o professor e desde então não perco nenhuma aula. Minha saúde já melhorou, consigo dormir bem e acordo disposto para o trabalho. Estou gostando muito", afirma.

De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, ações como essa revelam o papel cidadão da corporação e uma nova forma de fazer segurança pública. "Somos reconhecidos como uma instituição cidadã, preocupada em estar presente e próxima da vida da comunidade nos locais onde estamos inseridos. Essa atuação social também pode ser considerada como uma ação de segurança pública, pois ali são repassados valores, principalmente às crianças e jovens. Valores morais que os preparam para a vida em sociedade e mostram a importância do respeito às leis. Assim, em parceria com as famílias e escolas, ajudamos a lapidar o caráter desses meninos, formando verdadeiros cidadãos", destaca o diretor.