Sema e Semed se reúnem para definir segunda etapa do Programa Amigos do Meio Ambiente

Meio Ambiente
01/09/2017 15h33

O Programa Amigos do Meio Ambiente teve início no primeiro semestre deste ano e mobilizou toda comunidade escolar aos cuidados com o meio ambiente. Pensando em retomá-lo dentro das escolas, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se reuniu na manhã desta sexta-feira, 1º, para definir a próxima etapa das ações nas escolas. 

O Programa Amigos do Meio Ambiente vem trabalhando de forma lúdica a educação ambiental nas escolas e está dividido em quatro eixos: Arborização, Resíduos Sólidos, Horta Vertical e Conduta Legal.  A primeira etapa do programa levou cerca de 200 mudas florísticas e frutíferas em quatro escolas do município, como a José Antônio Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas; a Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria; a Florentino Menezes e a José Carlos Teixeira, ambas situadas no bairro Mosqueiro.

As primeiras escolas selecionadas se engajaram na causa, inclusive familiares e amigos de alunos. "A educação ambiental não deve envolver tão somente os alunos de uma unidade de ensino, mas o entorno dessa escola, abrangendo dessa forma estudantes, pais, parentes, vizinhos. A escola é parte de uma comunidade, então devemos pensar não apenas em como desenvolver projetos pedagógicos e ações educativas voltadas para os educandos: impõe-se sobre nós a responsabilidade de educar a comunidade, a sociedade como um todo", declara a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Maíra Nascimento. 

Dentro do eixo da arborização está o Programa Nosso Pomar, que faz parte do Plano de Arborização de Aracaju, que visa arborizar toda capital com espécies da Mata Atlântica e da Caatinga. O Nosso Pomar tem como principal objetivo o plantio de espécies arbóreas frutíferas em escolas, praças, residências e condomínios, associado a um trabalho de educação ambiental para sensibilização quanto aos benefícios e importância da árvore. 

No próximo eixo do Amigos do Meio Ambiente será trabalhada a questão dos resíduos sólidos. As equipes irão discutir sobre o descarte correto de lixo, a importância da coleta seletiva e a responsabilidade de cada um em relação à problemática do lixo. "A proposta deste eixo é fazer com que as escolas estipulem sua própria coleta seletiva. Além disso, queremos que os alunos sensibilizem todo o entorno, seus pais, amigos, vizinhos, para que juntos trabalhem para diminuir a quantidade de resíduos sólidos da comunidade", relata a oficial de gabinete da Sema, Tayrane Pedral.  

Segundo o técnico ambiental da Sema, Davi Santos de Souza, a reunião serviu para definir um novo cronograma. "Há um cronograma que está sendo refeito e discutido com as escolas. A reunião serviu para que a gente pudesse definir isso, como também para sugerir melhorias na execução dos eixos", informa. 

Ainda de acordo com a coordenadora da Semed, Maíra Nascimento, o Programa irá trabalhar com as escolas envolvidas cada necessidade que ela possui. "Por exemplo, se uma escola apresenta mais problemas em relação ao descarte de resíduos, ou se outra tem mais dificuldade em relação ao desperdício de água. Podemos atuar com um foco específico em cada unidade de ensino. Isso é importante para que as escolas não percebam o programa como um pacote de ações que lhes é imposto, mas como um conjunto de ações educativas flexíveis, pensadas para melhorar a qualidade de vida no ambiente escolar", pontua.