Eliane Aquino dá continuidade a articulações em prol da população em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
04/09/2017 13h20

Dando continuidade as ações desencadeadas pela Prefeitura de Aracaju em busca da qualificação e fortalecimento das políticas públicas para a população em situação de rua, a prefeita em exercício, Eliane Aquino, recebeu na manhã desta segunda-feira, 4, o cineasta paulista Dário José. O encontro, feito em conjunto com as secretarias municipais da Assistência Social, da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Saúde e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) buscou a promoção de uma troca de experiências sobre o Projeto Luz Solar, implantado por Dário José na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP), por meio do Programa Braços Abertos, feito para auxiliar dependentes químicos moradores da região da Luz, localizada na zona Central da capital paulista.

O crescimento da população em situação de rua é uma questão delicada nos principais centro urbanos. Mas o aumento dos números tem várias motivações, que vão desde a investida frustrada de pessoas que procuram nas grandes cidades a oportunidade de mudança de vida, à escolha da rua como moradia diante de conflitos familiares e comunitários, e o vício vindo do consumo das drogas.

"Estamos buscando a expertise de pessoas que já trabalharam com esse público. A nossa intenção é levar oportunidades a quem nunca teve. Estamos em um momento de muita dificuldade financeira, por isso estamos criando alternativas e fazendo a inclusão através de um viés humanizado. Isso envolve a arte, o esporte, a saúde e tantas outras áreas. Hoje nossa dificuldade é com as pessoas que são usuárias e vivem em função das drogas. Nosso objetivo é que possamos dar opções a essas pessoas para afastá-las das drogas e devolver a elas a autoestima necessária para que possam buscar uma vida mais digna", explicou Eliane Aquino.

De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorginho Araujo, a Prefeitura de Aracaju vem se preocupando com o intercâmbio de boas iniciativas e com a intersetorialidade. "Essa possibilidade de sentarmos para discutir em conjunto com diversas áreas e secretarias é essencial, pois os cuidados com a população aracajuana têm que ser um só. E é só a partir de atitudes como essas que poderemos pensar em ações estratégicas para reverter esta dura realidade. Enquanto secretaria temos um papel importante, já que a prática de esportes é um enorme instrumento de transformação social", ponderou.

Há seis meses vivendo em Aracaju, o cineasta vem buscando parcerias para continuar o trabalho desenvolvido com êxito em sua cidade natal. "Eu vim contar um pouco da minha história com este projeto que conseguiu não apenas dar uma nova visão do que é a população de rua para a sociedade, mas também mostrar para estes moradores da rua que há outros caminhos. Com este experimento iniciamos o registro de dados a partir da cartografia afetiva, ou seja, a partir do afeto começamos a construir junto com eles a história do centro urbano e proporcionar um outro olhar a estas pessoas, delas mesmas, enquanto cidadãs. A relação com a administração se estreita quando ela se torna menos burocrática e mais inclusiva", ressalta.