Eliane Aquino visita Tribunal de Justiça e pede apoio para implantação de Centro Integrado

Agência Aracaju de Notícias
04/09/2017 18h29

A prefeita de Aracaju em exercício, Eliane Aquino, realizou nesta segunda-feira,4, uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira Neto. Na oportunidade, a prefeita apresentou ao presidente e à juíza coordenadora da Infância e da Juventude da Mulher do Tribunal de Justiça, Iracy Mangueira, um material para implantação de um Centro Integrado de atendimento à vítima de violência, principalmente crianças e mulheres.

Para Eliane Aquino, o estreitamento das relações fortalece a Rede de Enfrentamento à Violência e contribui para o progresso das políticas públicas. "Eu acredito muito na força das parcerias. Acho que ninguém consegue realmente pensar em uma política pública se não for em parceria, principalmente com os órgãos do Poder Judiciário. Ele sempre foi um parceiro. Nós queremos promover ações que fiquem, que permaneçam e que só quem ganhe seja a população", destacou.

A prefeita considerou a visita proveitosa e saiu satisfeita com o que foi discutido com o Poder Judiciário. "Essa é uma experiência que já vem acontecendo em alguns estados brasileiros e é algo que a gente sente a necessidade de implantar em Sergipe, principalmente em Aracaju porque nós temos ainda um número muito alto de violência contra crianças e adolescentes e também contra mulheres. A gente precisa unir forças para que possamos fazer isso em prol das nossas mulheres e das nossas crianças", afirmou Eliane Aquino.

O presidente do Tribunal de Justiça, Cezário Siqueira Neto, considerou de extrema importância a visita da prefeita em exercício e disse que o Judiciário está sempre aberto às propostas apresentadas pela Prefeitura. "Pudemos ter um retrato real de um dos problemas mais graves que existem no país, particularmente aqui em Sergipe, que é a questão do abuso sexual contra menores. Também desenvolvemos outros temas, como combate à violência doméstica e a maneira como podemos formar uma parceria de forma mais acentuada no sentido de estabelecer meios e equipamentos de melhor solução para o problema", colocou.

Segundo a juíza coordenadora da Infância e da Juventude da Mulher do Tribunal de Justiça, Iracy Mangueira, esses encontros são necessários para que as políticas públicas sejam concebidas de maneira uniforme. "Em abril do próximo ano, vai entrar em vigor a Lei do Depoimento Especial, que é uma lei que prevê uma modalidade de coleta, de oitiva de crianças e adolescentes que pressupõe a inexistência de revitimização. Para isso, precisamos estar organizados, precisamos conversar com toda a rede para saber de que forma iremos ofertar esse serviço", explicou.

O secretário adjunto da Secretaria da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, e o coordenador de Promoção da Equidade da Assistência Social, Paulo Victor, também participaram do encontro.