Representantes de órgãos públicos recebem treinamento para a nova versão da NFS-e

Fazenda
19/09/2017 18h08

 

Na reta final para efetivação da mudança no sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de Aracaju, o Webiss, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) realiza os últimos treinamentos. Nesta terça-feira, 19, foi a vez dos servidores de órgãos públicos federais, estaduais e municipais conhecerem os principais pontos da atualização, que estará disponível a partir de 3 de outubro.

"Procuramos atingir públicos específicos, que utilizam o sistema e precisam estar conscientes dessas mudanças, a exemplo dos contadores, auditores fiscais, colaboradores do Sesc e Sebrae. No caso dos servidores públicos, o foco maior foram os que atuam no setor financeiro e administrativo", esclarece o diretor do Departamento de Tributos Mobiliários (DTM) da Semfaz, Carlos Augusto de Oliveira.


Por mês, Aracaju emite cerca de 600 mil notas fiscais de serviço. As mudanças no sistema equiparam a ferramenta com o padrão nacional e oferecem aos contribuintes um ambiente mais moderno, com maior navegabilidade e velocidade de resposta. "As inovações feitas no Webiss levaram em conta as necessidades dos usuários e da própria equipe de fiscalização da Secretaria, facilitando o manuseio da ferramenta", ressaltou.

Para a servidora Maria Valda Carvalho,  que trabalha na assessoria financeira da Câmara de Aracaju, a teoria passada no treinamento foi importante para que os usuários tivessem conhecimento das mudanças realizadas. "Posteriormente, vamos observar essa atualização na prática, mas é positiva a melhoria do sistema, especialmente para a otimização da nossa rotina de trabalho", analisou.

Ciclo de Treinamento 

Na segunda-feira, 18, durante o I Ciclo de Treinamento Integrado da PMA, realizado na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), servidores públicos das Diretorias Financeiras e Administrativas (DAF's) de todas as secretarias municipais também foram treinados para as mudanças no Webiss. "São profissionais que, diariamente, utilizam o sistema. Aproveitamos a programação do Ciclo para reunir esses servidores e transmitir essas informações", disse o diretor do DTM/Semfaz.

A Secretaria da Fazenda está disponível para tirar as possíveis dúvidas de todo o público interessado. Até o final do mês, técnicos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), entidade responsável pelo sistema de emissão de notas, estarão na Escola de Governo com turmas de treinamento para apresentar as mudanças da ferramenta. "A Semfaz de Aracaju está preocupada em acompanhar a modernidade e facilitar a vida do contribuinte, para que ele possa exercer o seu direito e cumprir com o seu dever da melhor maneira possível", enfatizou Carlos Augusto de Oliveira.