Estudantes iniciam Semana da Criança com atividades no Parque da Sementeira

Educação
09/10/2017 14h57

A Semana da Criança começou com aquele cheirinho de aventura. Isso porque, nesta segunda, 9, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria,  foram desbravar o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, em uma manhã recheada de descobertas e troca de conhecimentos. A ação faz parte do Projeto Ujacará e a visitação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

Essa união de forças entre as secretarias da Educação e do Meio Ambiente tem resultado na realização de projetos e ações durante todo o ano letivo, tendo como pilar a busca do fortalecimento a Educação Ambiental e a consciência cidadã dentro e fora do universo escolar. Por todo mês de outubro há uma vasta programação envolvendo as escolas da rede municipal com atividades especiais em alusão ao Dia das Crianças.

Para a técnica da Coordenadoria de Políticas Educacionais Para a Diversidade da Secretaria Municipal da Educação (Coped/Semed), Jéssica Melo, a importância da parceria entre Semed e Sema está em proporcionar às crianças das escolas municipais um aprendizado aprofundado utilizando elementos para atrair a atenção delas. “Nossa intenção é oferecer uma aula ao ar livre e fazer com que nossos estudantes conheçam melhor o meio ambiente, a cidade em que vivem e tenham contato com a cultura, através do teatro.”, conta a técnica.

A diretora da Emef, Nélida Dantas, pontua que é muito interessante a apresentação de uma peça itinerante e ao ar livre onde as crianças, seguindo um caminho preestabelecido pelos autores e atores da peça, vão conhecendo aspectos da natureza e encontrando os personagens pelo trajeto. No caso desta segunda, pelo Parque da Sementeira. Segundo ela, através das atividades de campo os alunos aprendem de forma empírica conteúdos que teriam que abstrair através dos livros didáticos. “Não somente os alunos, mas também os professores ficaram encantados com o dinamismo  e misticismo  dos personagens da peça teatral da Sema.  As crianças estiveram em contato direto com a natureza de forma lúdica.  Aprenderam através  da magia das historias infantis conteúdos que demorariam horas para aprender em sala de aula. Esse método de ensino presenteia os estudantes com ganho pedagógico enorme”, destaca a diretora.
 
Ucajará

A peça teatral Ujacará, promovido pela Sema, é uma forma lúdica de mostrar a importância do meio ambiente para as crianças e tentar sensibilizá-los quanto aos cuidados com a natureza. Através de uma trilha  enquanto a peça é apresentada, os personagens aparecem e mostram um pouco do local, ao mesmo tempo em que ensinam sobre a preservação da natureza.

Ao decorrer da peça, são mostrados alguns projetos relacionados aos cuidados com o meio ambiente dentro do Parque, como é o caso da Farmácia Viva, Oficina de Papel e plantação de mudinhas. O técnico ambiental da Sema, Davi Santos, ressalta que a ideia é incentivar a reflexão e promover conhecimento através da história e das características do meio ambiente.
“Falamos como surgiu o Parque da Sementeira, as espécies que presentes aqui e mostramos que é uma área verde em meio a um centro urbano. Ao decorrer da trilha os personagens vão aparecendo, a exemplo da fada que aparece como se estivesse perdida e precisa voltar para a sua terra, a cidade fictícia Ujacará”, contextualiza o técnico da Sema.