Semict participa do 1º Semanau de Arquitetura e Urbanismo da Unit

Indústria, Comércio e Turismo
09/10/2017 23h34

Na noite desta segunda-feira, 9, representando o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, o diretor do programa “Aracaju Inteligente, Humana e Criativa”, Ricardo Mascarello, participou da abertura do 1º Semanau de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit). O evento é uma prévia da 14ª Jornada de Arquitetura e Urbanismo da universidade, prevista para acontecer no primeiro semestre de 2018.

 

Com o auditório completamente preenchido por mestres e estudantes da instituição, Ricardo fez uma apresentação conceitual do AIHC (Aracaju Inteligente, Humana e Criativa), mas diferente de exposições anteriores, buscou uma angulação que atraísse os acadêmicos para a temática “cidade inteligente”. “A ideia é levar para o ambiente de pesquisa e práticas de projeto um leque conceitual de visão da cidade contemporânea e seu contexto efetivo para os mais variados temas que compõem o planejamento urbano e o funcionamento diário de Aracaju, visando puxar e emergir a produção das universidades e centros de pesquisas para problemáticas reais, com produção de projetos factíveis de serem materializados”, explicou.

 

Mascarello também reforçou a preocupação da gestão municipal em pensar a cidade como um espaço de corresponsabilidades, oportunidades e participação popular, resumindo esse trinômio como “engajamento cidadão”, processo em que as pessoas não só demandam serviços públicos, como também “participam da solução deles, inclusive com sugestões que ajudem o poder público na tomada de decisões”, disse.

 

Felipe Severino é aluno do 7º período de Arquitetura e Urbanismo e considerou importante conhecer o programa municipal com a perspectiva de “poder contribuir com o que é produzido em conhecimento na academia e usar na solução dos problemas da cidade”, refletiu.

 

Para Dora Diniz, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, a apresentação do Aracaju Inteligente, Humana e Criativa (AIHC) na abertura do 1º Semanau foi importante para o processo de formação dos futuros profissionais diante deste novo paradigma urbano: as smart cities. “Acho essencial o aluno se aproximar dessa nova realidade do governo municipal, conhecer os problemas e poder participar com soluções. Importante o que foi trazido pelo professor Ricardo Mascarello; instigar os alunos para ideias criativas, justamente no meio acadêmico, onde as questões da cidade são discutidas”, considerou.

 

Dora também frisou que a Unit e o curso de estão abertos para contribuir nas discussões e promover novos encontros com os alunos da instituição, “porque eles serão os futuros profissionais que pensarão a nossa cidade”, finalizou.