Aracaju Inteligente, Humana e Criativa é tema de conferência na Esgap

Indústria, Comércio e Turismo
27/10/2017 16h12

Em conjunto com a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) promoveu na manhã desta sexta-feira, 27, uma conferência sobre o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa (AIHC) para analistas, coordenadores e diretores de secretarias e órgãos das administrações direta e indireta do município.

A Esgap faz parte de um projeto de transformar a Escola de Governo em uma Escola de Gestão, visando melhorar a capacidade dos servidores públicos municipais. “As palestras que têm acontecido são muito importantes porque vão contribuir diretamente com o nosso planejamento estratégico que é transformar Aracaju em uma cidade inteligente, humana e criativa”, explicou a coordenadora pedagógica da Esgap, Mônica Soares.

Na apresentação, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, fez uma síntese de indicadores destacando aspectos econômicos de Aracaju como a participação no PIB Estadual, número de empregos formais e de estabelecimentos comerciais, mostrando a robustez de Aracaju no estado.

Em seguida, Jorge fez detalhada explanação sobre o conceito de “cidade inteligente”, alertando não se tratar “apenas” de um conjunto de soluções tecnológicas para os problemas urbanos, mas um processo de colaboração dos cidadãos na administração e planejamento da cidade. “A essência do Aracaju Inteligente, Humana e Criativa é o engajamento da sociedade. Os cidadãos vão ter mais protagonismo, não vão apenas pedir e reclamar serviços, vão ser partícipes do processo, agentes da gestão”, definiu, detalhando os quatro eixos do programa: sustentabilidade, transparência, geração de riqueza e programa orientado para os cidadãos, bem como os projetos que o compõem: Aracaju na Palma da Mão; Aracaju Conectada; Aracaju Iluminada e Monitorada; Aracaju Criativa; Aracaju Competitiva; Mobilidade Inteligente e Aracaju: Turismo de Experiência.

De acordo com Bosco Rolemberg, diretor geral da Esgap, o programa é central no planejamento estratégico da gestão e explicou a necessidade de levá-lo ao conhecimento dos dirigentes de secretarias e órgãos do município. “Porque são eles que atuam diretamente nas ações da gestão e que vão colocar em prática o conjunto de programas e projetos do nosso planejamento”, avaliou.

Bosco enalteceu a condução de Jorge Santana no programa e acrescentou que o tema cidade inteligente é discutido em todo o mundo e que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira se integra a esse conceito, na busca da reconstrução da qualidade de vida das pessoas e da modernização da gestão”. “O esforço da criatividade e da inovação, nada mais é que abrir a inteligência e potencial para encontrar soluções para os velhos problemas, com novos arranjos. Então, é preciso um olhar novo, diferente e qualificado que aproveite o conjunto de conexões desses diversos conhecimentos”, definiu.
 
Confiante, Mailton Araújo da Silva, assessor de TI na Seplog, elogiou a apresentação e considerou importantes os dados levados pelo secretário e a posição do município no ranking mundial das cidades inteligentes. “Como o secretário pontuou, Aracaju está em 94º lugar no ranking das smart cities e acho que a partir de agora, com o planejamento que está sendo feito em conjunto com as demais secretarias, inclusive a que pertenço, a Seplog, esse quadro vai ser melhorado, oferecendo melhores serviços aos cidadãos”, disse.

Participaram da conferência representantes do gabinete do prefeito; das secretarias de Planejamento Orçamento e Gestão (Seplog),  Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Fazenda (Semfaz), Educação (Semed); Saúde (Sms); Assistência Social; Juventude e Esporte (Sejesp), Meio Ambiente (Sema); da Procuradoria Geral do Município (PGM); do Instituto de Previdência do Município de Aracaju (Ajuprev)  e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), totalizando 40 participantes da administração.