Semict promove capacitação para desenvolver turismo de experiência no Mosqueiro

Indústria, Comércio e Turismo
30/10/2017 19h15

Com foco no turismo de experiência, equipe do Departamento de Promoção Turística (Dptur) da Secretaria Municipal da Indústria Comércio e Turismo (Semict) esteve na tarde desta segunda-feira, 30, no Mosqueiro, para mais uma capacitação prevista no projeto Barqueiros da Orla Pôr do Sol, que a secretaria desenvolve junto aos barqueiros da região.

Na primeira etapa do projeto, em parceria com Sebrae/Se, foi realizada capacitação sobre associativismo e na etapa seguinte, capacitação para atendimento ao cliente. Na etapa de hoje, trabalho de campo com o objetivo de estudar novos roteiros turísticos e como os barqueiros podem oferecê-los aos visitantes. “Nós elaboramos um pequeno roteiro de teste para mostrar aos barqueiros como eles podem desenvolver a atividade de trabalho de turismo de experiência, dentro do roteiro que eles já fazem na Croa do Goré e na Ilha dos Namorados. É apenas um teste, não definição de um novo roteiro. Com isso, a gente espera que eles possam encontrar novas formas de oferecer os produtos turísticos aos visitantes, uma nova forma de se relacionar com o turista”, explicou Viviane Castro, turismóloga da Semict.

O turismo de experiência não é apenas o ir e vir de turistas a praias, museus, restaurantes, ou pontos tradicionalmente visitados em uma cidade. Nesse conceito, o importante é que o turista não apenas chegue a um determinado lugar, mas que viva as experiências e sensações que o local tem a oferecer, inclusive a própria vivência dos moradores. “Nessa perspectiva, a gente acredita que eles (os barqueiros) poderão mostrar suas histórias, o conhecimento que têm sobre o mangue, sobre a pesca e várias outras histórias que têm para contar e incorporar ao produto no roteiro que vão fazer. Isso agrega valor ao produto turístico”, resumiu Viviane.

O barqueiro Hudson Viana participa do projeto desde a primeira atividade e avalia que além de novos conhecimentos, as capacitações vão abrir oportunidades e novas formas de relacionamento com os turistas. “Muito importante tudo que estamos aprendendo. Já tivemos treinamentos em sala de aula e hoje vamos para o nosso campo de trabalho descobrir novos roteiros para oferecer aos nossos turistas. Com certeza, é mais material pra gente trabalhar e se relacionar melhor com nossos clientes”, comemorou.

Heleno Feitosa também é barqueiro e vê no projeto um importante aprendizado para melhorar a qualidade dos serviços que presta no transporte de turistas na região do Mosqueiro. “A gente está fazendo esse curso pra aprender como lidar melhor com o turista e estamos agora indo fazer esse roteiro pra gente melhorar nossas condições de trabalho com os turistas. A busca por novos roteiros melhora bastante pra gente”, concluiu.

O projeto Barqueiros da Orla Pôr do Sol segue durante o mês de novembro com a criação da identidade visual da atividade de transporte fluvial na região do Mosqueiro, que consiste na apresentação dos seguintes produtos: desenvolvimento de marca a ser aplicada em uniformes, placas de identificação de guichês de vendas de bilhetes de embarcação, identificação das lanchas e barcos e demais produtos que envolvam a atividade dos barqueiros na Orla Pôr do Sol.