Guarda Municipal registra recorde no atendimento de ocorrências

Guarda Municipal
06/11/2017 15h30

Dados registrados pelo Sistema Integrado de Informações da Guarda Municipal de Aracaju (SII/GMA) apontam um crescimento de 93% no atendimento de ocorrências no ano de 2017 em comparação com os anos de 2015 e 2016.

De janeiro a outubro deste ano, a GMA foi acionada cerca de 4.000 vezes. Somente no último mês, foram contabilizados 529 atendimentos ao público, uma média de 17 registros de ocorrências diárias. Nessas ocorrências foram abordadas 968 pessoas, das quais 447 somente em terminais de integração e ônibus do transporte coletivo, culminando na prisão de oito suspeitos, na apreensão de dez armas brancas, duas armas de fogo e 34 unidades de drogas.

De acordo com o coordenador de Estatística da instituição, GM2 Lidemarques Menezes, sãovários os fatores que justificam esse crescimento. “A nova dinâmica do serviço implantada nessa gestão aliado ao trabalho inteligente realizado nas ruas pelos guardiões vem possibilitando esse aumento no número de atendimento de ocorrências. A informatização e o cuidado com o registro dessas ocorrências têm fornecido dados consistentes para o setor de estatística, que, por  sua vez, desenvolve métodos que padronizam os procedimentos, possibilitando melhorias na organização da instituição, no planejamento de ações e no emprego da tropa”, afirma Lidemarques.

“A maximização dos recursos tem ligação direta com o auto rendimento apresentado pela GMA no ano de 2017, mesmo em meio à grave crise econômica e estrutural que estamos passando. Estudo criterioso aliado a ações práticas, como a retirada gradual dos guardiões dos prédios públicos e o aumento das rondas potencializaram nossa atuação e desempenho. A operação Terminal Seguro iniciada em fevereiro também tem dado resultados muito positivos. Sem esquecer, é claro do empenho e dedicação dos guardiões, sem os quais esse crescimento não seria possível”, destaca o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça.

Locais das ocorrências

Terminais de integração e ônibus do transporte coletivo aparecem como os locais com os maiores registros de ocorrências em 2017 com 33% do total. As vias públicas vêm logo depois com 31%.

Outros locais com maior atuação da GMA são as unidades de saúde, calçadões, instituições de ensino e mercados que juntos somam 21%.

Formas de contato


Atualmente a GMA disponibiliza dois canais de contato para o recebimento de denúncias da população. O acionamento pode ser realizado por ligação telefônica através do número 153 (ligação gratuita) ou ainda por meio do aplicativo WhatsApp Messenger pelo número 98166-7790. Essas modalidades juntas representam 33% das denúncias recebidas pela corporação, os outras 67% são recebidas diretamente pelos guardiões nas ruas.