Prefeitura de Aracaju participa de lançamento de Índice de Governança Municipal na Alese

Indústria, Comércio e Turismo
10/11/2017 16h15

Na manhã desta sexta-feira, 10, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, representou o prefeito Edvaldo Nogueira no lançamento do Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA), na Assembleia Legislativa do Estado Sergipe. O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) e também contou com a presença de membros do Conselho Federal de Administração.

O IGM/CFA é um índice que mede a governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: gastos e finanças públicas; qualidade da gestão e desempenho, com dados da Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE, PNUD, Ipea, Datasus, INEP e FIRJAN, entre outros. Através do endereço www.cgp.cfa.org.br, o internauta tem acesso à posição de cada município no Brasil e no Estado, inclusive podendo fazer comparativos entre cidades para descobrir aquela com melhor pontuação em cada uma das três dimensões e variáveis que compõem o índice.

Aracaju no ranking
 
Dos 5.570 municípios brasileiros, 3.303 enviaram dados para análise e dentre eles, Aracaju obteve as seguintes posições: 1º lugar entre os municípios sergipanos, 16º entre todas as capitais brasileiras e 320º entre os municípios que forneceram dados para análise. “Aracaju está bem no ranking. Tem as melhores referências em gestão fiscal, na qualidade da gestão e no desempenho”, considerou o vice-presidente do Conselho Federal de Administração, Carlos Henrique Mendes da Rocha, diante das posições do município nesta primeira coleta de dados.

Jorge Santana parabenizou a iniciativa do Conselho Federal de Administração e considerou importante o surgimento de mais uma ferramenta que ajude a medir a eficiência da gestão pública, “um instrumento de cidadania”, classificou. “Para nós, que estamos na gestão pública, é um instrumento de trabalho. Nós temos uma equipe em nossa secretaria fazendo o trabalho de dissecar esses principais rankings, justamente para identificar onde podemos melhorar, onde estamos bem, e isso orienta a gestão pública, não apenas para melhorar a posição, mas para melhorar a gestão, porque melhorando a gestão, a gente melhora os serviços que oferecemos aos cidadãos”, disse, informando já ter compartilhado o link do site com técnicos da Semict para conhecimento da nova ferramenta, “porque será mais um dos índices que reconhecemos como instrumento efetivo de gestão”, concluiu.