Semict e Sejesp se unem com o Convention Bureau para atrair eventos

Indústria, Comércio e Turismo
13/11/2017 16h46

 

Somação de esforços, fortalecimento de relação institucional e alinhamento de calendários de eventos. Esses foram os objetivos de uma reunião na manhã desta segunda-feira, 13, entre os secretários municipais da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, e da Juventude e do Esporte (Sejesp), Jorge Araujo Filho, com o diretor-presidente do Aracaju Convention & Visitors Bureau, Luiz Simões de Faria, acompanhado pela coordenadora de Captação de Eventos da entidade, Fabiana Almeida da Silveira.
 
“A ideia desse encontro é saber quais são os eventos que o Convention Bureau já tem captado para que nós possamos nos organizar em termos de apoio e conversar também sobre estratégias de captação de novos eventos, inclusive os esportivos, ligados à Sejesp”, explicou Jorge Santana na abertura.

De forma a centralizar o fluxo de comunicação da entidade com o poder público municipal, o diretor-presidente do Convention Bureau, Luiz Simões, sugeriu um protocolo de relacionamento ao secretário Jorge Santana para eventuais demandas do setor. “Que elas sejam direcionadas para a Semict encaminhar aos respectivos órgãos da administração, ficando a Semict encarregada de acompanhar os atendimentos”, propôs, obtendo a imediata concordância do secretário.

Luiz Simões também considerou importante o encontro e o permanente relacionamento entre o poder público e representantes do trade turístico. E argumentou em seguida que um dos problemas para captar eventos para a cidade é a falta de espaço com capacidade para eventos de grande porte. “Queremos trazer todo tipo de evento para Aracaju, só que temos que trabalhar dentro de uma limitação, que é a falta de um espaço capaz de receber eventos de maior porte, que seria o Centro de Convenções de Sergipe, cujas obras de reforma ainda não foram concluídas”, lamentou. O secretário Jorge Santana reconheceu que a paralisação das obras de reforma do Centro de Convenções é um fator de inibição na captação de eventos, mas demonstrou otimismo com a conclusão.

Para Jorge Araujo Filho, é um momento de alinhar discursos e afinar ideias para trazer eventos de toda a natureza para Aracaju. “Um encontro dentro da linha do que foi elaborado no Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju, que trata exatamente da Captação e Realização de Grandes Eventos em nossa cidade, estando a Semict à frente desses projetos, com o nosso apoio, para que a gente possa se somar e juntos trazer cada vez mais eventos para a nossa cidade”, considerou, defendendo que a cidade tem capacidade para realizar mais eventos por ter uma boa infraestrutura hoteleira e estar próxima ao aeroporto”.
 
Fabiana Almeida, coordenadora de eventos do Convention, chamou a atenção para uma variável na atração de eventos, cada vez mais presente em negociações de captação: o turismo de experiência. “Quando a gente trabalha um evento, o realizador solicita que quer conhecer a cidade, ele quer sentir sua cultura, quer experienciar a cidade”, disse, recebendo o reforço de Jorge Santana na percepção deste novo olhar para o turismo. “Tem o evento em si, mas tem também a experiência turística que o visitante quer viver”.

Ao final, satisfeito com o encontro, Jorge Santana se colocou à disposição para avançar na cooperação entre as equipes e para aumentar o fluxo de turistas na cidade, a partir da agenda de eventos em construção entre as secretarias e o Convention. “Sempre que em um processo de captação houver necessidade de envolvimento pessoal, nós estaremos à disposição”, finalizou, deixando encaminhado um novo encontro nos próximos trinta dias, já com uma pauta definida: a apresentação de agenda de eventos de cada órgão para avançar no processo de alinhamento.

Participaram também da reunião as assessoras de Turismo da Semict, Kate Salomão e Viviane Castro.