De acordo com o secretário-chefe da CGM, Alexandre Figueiredo, de janeiro a outubro deste ano foram registradas 3.243 manifestações, das quais 2.451 já respondidas pelos diversos órgãos da administração municipal, ou seja cerca de 70%, e outras 794 estão em andamento, sendo providenciadas, com observância do prazo para a oferta de respostas.
Ainda conforme Alexandre Figueiredo, a maioria dos processos deu entrada pela internet. "Nestes dez meses de gestão, 1.680 manifestações deram pela internet, enquanto 1.416 foram através do telefone", afirma. Quanto ao perfil dos manifestantes, o controlador geral de Aracaju diz que o sexo masculino lidera. "O TAG registrou 1.559 manifestações feitas por homens e 1.222 processos foram realizados por mulheres", detalha.
O ouvidor Marcelo Barbosa pontua que os dados mais demandados pela população são referentes a assuntos de transportes (38%), infraestrutura (17,6%), meio ambiente (6%), funcionamento de órgão público (6%), saúde (5,4%), entre outros. Os órgãos mais demandados em outubro foram SMTT, Emsurb, SMS, Emurb e Sema.
Todos os cidadãos podem dialogar com a administração municipal por meio da Ouvidoria-Geral. Os canais disponíveis são: pelo telefone 1622, presencialmente na CGM ou via Ouvidoria-Geral do Município, através de sistema próprio no site da prefeitura (www.aracaju.se.gov.br), clicando no link OUVIDORIA. Os pedidos de informações públicas de competência da Prefeitura de Aracaju também podem ser formalizados nesses mesmos canais.