Servidores da Fazenda discutem ações para compor o Planejamento Estratégico da pasta

Fazenda
20/11/2017 20h25



Identificar pontos fracos e potencialidades, discutir ações de melhorias e traçar estratégias para executá-las. Essas foram as principais atividades de um grupo de servidores da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) – representantes de todos os setores –, que esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 20, para dar continuidade aos trabalhos referentes ao Planejamento Estratégico da pasta, capitaneados pelo secretário Jeferson Passos.

A atividade faz parte de um amplo projeto da Prefeitura de Aracaju, que vem ocorrendo desde maio, e que integra todas as áreas da administração com o intuito de construir uma cidade inteligente, humana e criativa, reparando os erros e pensando no futuro. “Integramos a lista de ações prioritárias deste plano, com foco na garantia de autonomia financeira para a capital”, explicou o gestor da pasta.

Jeferson Passos apresentou um resumo dos eixos estratégicos da Secretaria, elaborado a partir de um diagnóstico feito ainda no início do ano, com participação dos próprios servidores. “A partir de conversas e análises feitas em cada setor, levantamos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que a Fazenda teria, interno e externamente. E então chegamos a informações chaves que devem compor o nosso planejamento”, informou.

Na prática

De posse de um material que elencou todos esses pontos, foi o momento dos servidores analisarem a viabilidade de cada um deles, sugerindo mudanças, inclusão ou exclusão de determinados temas. “O aumento das receitas tributárias do Município, a simplificação da legislação e dos processos, a facilidade de acesso dos contribuintes aos serviços prestados pela Semfaz, a garantia de equilíbrio fiscal e do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além da redução de custos e aumento da produtividade, foram alguns assuntos que nortearam a discussão”, detalhou o auditor fiscal, Altamirando Dórea, que assessora o trabalho.

No passo seguinte, os grupos definiram ações, que podem ou não serem transformadas em projetos. “Em reuniões ocorridas nas próximas semanas, estas sugestões serão trabalhadas e posteriormente apresentadas com estratégia e prazos a cumprir", determinou. O que for realmente selecionado para execução será monitorado para que o trabalho tenha começo, meio e fim, tendo à frente a Assessoria de Planejamento (Asplan) da Secretaria da Fazenda, comandado por Gilton Carvalho.

"Na atual conjuntura, todos os gestores públicos estão sendo submetidos a restrições orçamentárias, a fazer mais com menos, e a sociedade exigindo cada vez mais transparência, justiça e equidade nas ações. É neste sentido que se dá a importância do Planejamento Estratégico, para responder à sociedade na prestação dos serviços, aplicando os recursos necessários para o desenvolvimento das políticas públicas", resumiu o assessor.


O secretário Jeferson Passos fez questão de ressaltar que cada diretoria deve envolver sua equipe nesta construção. “É o momento não de apenas apontarmos o que deve ser melhorado, mas, acima de tudo, mostrarmos o que deve ser feito. Alguns avanços já foram alcançados desde o início do ano, mas ainda há muito o que fazer. As ações ajudarão o município a crescer e modificarão a rotina dos próprios servidores, pois os atingirão direto e positivamente. Foco é a palavra, e a gente vai perseguir”, pontuou.