Turismo e Aracaju Inteligente são discutidos em seminário na UFS

Indústria, Comércio e Turismo
21/11/2017 21h07

Na tarde desta terça-feira, 21, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, participou do II Seminário Nacional de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que este ano teve como título “Turismo Sustentável e Desenvolvimento”. O objetivo do evento é avaliar o cenário turístico do Brasil, da região Nordeste e de Sergipe na última década, além de apresentar a produção acadêmica do Departamento de Turismo da UFS, a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
 
Convidado para compor a mesa de abertura, Jorge também proferiu palestra com o tema “O turismo como estratégia de uma cidade inteligente”, dentro do eixo “Políticas públicas, governança e projetos estratégicos”. “O programa é inteligente porque incorpora tecnologias de informação e comunicação na gestão urbana, estimulando a formação de um governo eficiente com planejamento colaborativo e envolvimento dos cidadãos, e é humano porque o cidadão é o principal destinatário de todas as políticas públicas”, definiu em breve conceituação.

E explicou a relação entre cidade inteligente e turismo, tema de sua apresentação. “As smart cities favorecem com que as cidades se tornem inovadoras, do ponto de vista econômico competitivas, e atrativas, termo que tem íntima ligação com o turismo”, disse, citando alguns aplicativos desenvolvidos no mercado, largamente usados por turistas nos setores de hotelaria, transporte e alimentação.
 
Na apresentação dos projetos que compõem o programa, pontuou a influência de cada um deles no turismo. O Aracaju na Palma da Mão, projeto número 1 do Planejamento Estratégico (PE), permitirá o engajamento dos cidadãos na gestão da cidade, melhorando a eficiência nos serviços públicos, a qualidade de vida das pessoas e a percepção dos turistas sobre a cidade. Já o Aracaju Conectada vai garantir acesso a wifi free em vários espaços e logradouros públicos da cidade, convertendo-se em importante ferramenta de integração social para os aracajuanos e atrativo para os turistas. O Aracaju Criativa possibilitará o surgimento de um polo de economia criativa, estimulando setores como arquitetura, design, artes, moda, cinema, audiovisual, literatura, fotografia, artes cênicas, música e o que acontece no mundo da gastronomia. Potencializados, esses setores vetores na requalificação do destino turístico Aracaju, pela capacidade de oferta de produtos e serviços aos turistas. E com o Aracaju Competitiva, o ambiente de negócios será fortalecido, principalmente, no setor de serviços. “Melhorar o ambiente de negócios significa melhorar a competitividade e quando o poder público atua para melhorar o ambiente de negócios, está contribuindo diretamente para a melhoria de oferta dos serviços turísticos na cidade”, avaliou.
 
Por fim, informou que dentre as atribuições estabelecidas em lei, a Semict tem como responsabilidade conduzir a política municipal de turismo e anunciou que tem como vital para a reorganização do setor “o permanente diálogo com quem faz o turismo, através de sua instância setorial de governança que é o Conselho Municipal de Turismo, em vias de ser reinstalado”, concluiu.
 
O evento segue até amanhã, 22, com o Simpósio “As dimensões da sustentabilidade no turismo: economia ambiental, política e sociocultural”, tendo apresentação de palestras acerca dessas dimensões na atividade do turismo.