GMA promove debate sobre saúde do homem

Guarda Municipal
29/11/2017 12h38

Todos os anos, o mês de novembro é dedicado à campanha "Novembro Azul", que tem como objetivo discutir e conscientizar sobre as doenças masculinas, tendo como foco a prevenção do câncer de próstata. Preocupada com a boa saúde dos guardiões, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) promoveu o um debate e café da manhã denominado de "Novembro Azul Marinho", em alusão à cor do fardamento da corporação.

O evento contou uma palestra ministrada pela psicóloga e coordenadora do Programa de Saúde do Homem, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Kamila Fialho, que falou sobre a necessidade de atitudes preventivas pelos homens. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, mais de 50% dos homens já chegam aos consultórios com estágio avançado, precisando realizar intervenções cirúrgicas. 

"É importante falarmos sobre a saúde do homem, principalmente em locais onde há muitos homens, como a Guarda Municipal. Ainda há em nossa sociedade o pensamento de que o homem nunca adoece. Por isso, desenvolvemos uma didática mais leve para fazê-los entender a necessidade de atitudes preventivas. Promover uma conversa sobre saúde é promover saúde. Com essa palestra, conseguimos desmitificar algumas coisas sobre os serviços de saúde e fazer com que os guardas refletissem sobre o machismo", explicou a coordenadora.

Durante o debate, foi perguntado aos guardiões quais as causas que os impedem de procurar um médico. Segundo o GM2 Aislan Ferreira, a falta de tempo é o principal empecilho. "Penso que o tempo é o motivo dos homens não procurarem um profissional de saúde. Por priorizar outras coisas, como o trabalho, acabam deixando a saúde de lado. Precisamos mudar esse hábito e nos prevenirmos", relatou Aislan.

De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, o cuidado da saúde do agente de segurança beneficia a população. "Temos a intenção de orientar os homens a cuidar da saúde e acabar com o preconceito na realização dos exames. Atualmente, 75% dos guardiões são homens. Portanto, é de nosso interesse conscientizar sobre a necessidade de prevenção. A partir do momento em que o guarda municipal tem boa saúde, ele terá maior capacidade de garantir a segurança dos aracajuanos", disse o diretor.

Ao final do evento, foi realizado um café da manhã para os guardiões, além do sorteio de brindes.