Projeto “Barqueiros da Orla Pôr do Sol” é finalizado com entrega de certificados

Indústria, Comércio e Turismo
04/12/2017 18h54

Na tarde desta segunda-feira, 4, foi finalizado o projeto “Barqueiros da Orla Pôr do Sol”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com o Sebrae/SE. A ação teve como objetivo melhorar a oferta dos serviços prestados pelos barqueiros que atuam na região do Mosqueiro, bem como alinhar os atrativos do destino ao turismo de experiência, uma abordagem que privilegia as vivências culturais, histórias e estilos de vida local.

De acordo com a coordenadora do projeto na Semict, Viviane Castro, “foi necessário mostrar aos barqueiros da Orla Pôr do Sol essa nova abordagem”, de forma a melhorar a relação deles com os turistas e qualificar os serviços oferecidos. “A partir dos conhecimentos que eles receberam, a perspectiva é de que os barqueiros possam oferecer um serviço diferenciado, que desperte nos clientes seus sentidos e sentimentos, que estimule o desejo de retornar e vivenciar novamente aquele passeio ou indicá-lo para outras pessoas, potencializando os negócios da associação”, explicou.

O projeto

O “Barqueiros da Orla Pôr do Sol” durou quatro meses, com a participação de 20 barqueiros, e foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, foram realizadas três oficinas, sensibilização para o associativismo, mostrando a importância da participação e cooperação entre os barqueiros para criar um diferencial competitivo; atendimento ao cliente, oferecendo informações de como conhecer o visitante e tratá-lo bem através de uma comunicação clara, eficaz e com técnicas de bom atendimento; e alinhamento do produto ao turismo de experiência, capacitando os barqueiros a oferecer ao cliente as vivências e cultura local, um atrativo com capacidade de fidelizar o turista e atrair novos visitantes; a segunda etapa foi voltada para a criação de identidade visual da Associação Sergipana Proprietária de Embarcações de Transporte de Turismo (Aspetur), composta de logomarca para ser utilizada em uniformes, guichê de atendimento, placas de identificação para os barcos e cartão de visita.

O vice-presidente da Aspetur, Elias Bita dos Santos, vibrou com a realização do projeto e dos conhecimentos que adquiriu. Para ele, um meio de melhorar os serviços para o fortalecimento do turismo e realçar a importância da Prefeitura de Aracaju como parceira dos barqueiros da Orla Pôr do Sol. “Esse curso é fundamental pra gente trabalhar com os turistas e foi muito importante ver o interesse das equipes da prefeitura e do Sebrae em estar perto da gente e ver hoje no encerramento o secretário trazendo a palavra dele de apoio. O projeto termina hoje, mas a parceria com a prefeitura segue”, disse.

O secretário Jorge Santana reforçou o interesse da gestão nessa parceria e parabenizou a dedicação dos barqueiros em procurar qualificar suas atividades, afirmando que o resultado desse aprendizado será a melhoria no atendimento e satisfação dos turistas que visitam a região. “Mais que apenas constar no currículo de vocês, os conhecimentos adquiridos com esse projeto vão servir como instrumento para que vocês prestem um serviço cada vez melhor, cada vez mais elogiado por seus clientes, que são os visitantes que vão navegar em suas embarcações”, enalteceu, fazendo, em seguida, a entrega dos certificados para cada participante.

Após a entrega dos certificados, foi realizada uma confraternização e o registro fotográfico marcando um novo momento para o turismo na região do Mosqueiro e para os barqueiros que navegam pelo rio Vaza Barris, na travessia Croa do Goré / Ilha dos Namorados.