Cras Maria José recebe Prêmio Leitor Destaque

Família e Assistência Social
11/12/2017 17h36
Início > Notícias > Cras Maria José recebe Prêmio Leitor Destaque

Encerrando as atividades deste ano, a Biblioteca Pública Infantil realizou, na tarde desta segunda-feira, 11, a solenidade de entrega do Prêmio Leitor Destaque 2017. A homenagem foi prestada às escolas, instituições públicas e equipamentos da administração municipal e estadual, sendo o Centro de Referência (Cras) Maria José Menezes, do bairro Coqueiral, um dos contemplados. 

O prêmio acaba de completar dez anos e foi criado para incentivar crianças e adolescentes a frequentar a biblioteca. “Este é um encerramento dos nossos trabalhos e neste ano tivemos o Cras Maria José Menezes como destaque, participando várias vezes dos nossos eventos e ações como contação de histórias, encontros com o escritor, cursos e capacitações com educadores sociais em oficinas. Esta é uma forma de estímulo tanto para o equipamento, quanto para mostrar para todos que este é um lugar público, que pode e deve ser utilizado pela comunidade como um lugar diferente para o acesso ao universo literário”, destacou a diretora da biblioteca, Claudia Stocker.

Feliz com o reconhecimento, a educadora social do Cras, Maria Cristina Assunção, ressaltou o empenho com que a Assistência vem fomentando o ingresso a cultura. “Para nós foi uma boa surpresa, pois na primeira vez que um Cras recebe uma menção, ela vem para a nossa unidade. Quando conversamos com os meninos e meninas sobre começar a frequentar a biblioteca, elas ficaram muito animadas. O que nós queremos é fortalecer a vontade de elas aprenderem a ler e a imaginar outros mundos para além da vivência que elas têm na comunidade”.

Maria Vitória dos Santos, de 9 anos, tenta não faltar a um só passeio. “Quando eu venho aqui, gosto de ver as peças de teatro, com fantoches e também de ler histórias do Mickey. Às vezes, no colégio, os assuntos acabam sendo um pouco chatos, mas aqui é tudo divertido”. Opinião compartilhada pela coleguinha, Kaylane Lopes, de 7 anos. “Eu estou aprendendo a ler e gosto quando a tia vem com a gente, contar historinhas”.