Nova análise da água do lago do Parque da Sementeira tem resultado satisfatório

Serviços Urbanos
12/12/2017 14h03

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recebeu, nesta terça-feira, 12, do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), o resultado da segunda análise da água do lago situado no parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira.

Após a mortandade de centenas de peixes em junho deste ano, a empresa municipal estabeleceu um constante acompanhamento do controle de salubridade da água, além de adotar medidas para aumentar o nível de oxigenação no lago, com a instalação de uma bomba, e a realização da despescagem para evitar que a superpopulação de peixes ocasione novas mortes.

“Com esse resultado percebemos que as medidas adotadas tiveram resultados satisfatórios. Houve uma condição de melhoria na oxigenação da água, já que foram bloqueadas as entradas de águas pluviais que poderiam estar causando a mortandade dos peixes”, explicou o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Análise

Os técnicos do ITPS fizeram a segunda coleta, no mês de Setembro, em dois pontos do lago. Segundo o laudo científico apresentado, percebeu-se uma melhora considerável em relação aos índices de oxigênio dissolvido na água (necessário a vida aquática), que apresentaram valores normalizados, como também uma redução drástica nos níveis de amônia e carbono orgânico total, que constituem um importante indicador da existência de poluição.