Fazenda capacita servidores da Emurb para manusear novo sistema de orçamento fiscal

Fazenda
14/12/2017 19h08

A Coordenação de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis) da Secretaria da Fazenda realizou nesta quinta-feira, 14, o treinamento prático do módulo contabilidade para a implantação do Sistema do Orçamento Fiscal 2018 da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Os servidores do órgão, que já participaram de cursos teóricos acerca do novo processo de trabalho, desta vez puderam operacionalizar a ferramenta que fará parte da rotina de trabalho deles no próximo ano.

"Criamos uma base de testes para que eles comecem a aperfeiçoar o manuseio do sistema, entendam as funcionalidades dele e coloquem em prática o que aprenderam nas aulas teóricas, realizadas durante o Ciclo de Treinamento Integrado da Prefeitura de Aracaju", informou o coordenador do Cogesis, Marcos Dias. No próximo dia 18 haverá outro treinamento prático e, a partir de 2 de janeiro, o sistema passará a ser utilizado pelos servidores da Emurb.

"Durante a fase inicial de execução, os técnicos da Fazenda farão o acompanhamento presencial dos trabalhos. Tudo está sendo feito obedecendo um cronograma previamente elaborado, definindo atribuições e área de atuação de cada servidor", garante Marcos Dias, lembrando que os profissionais envolvidos já participaram de reuniões técnicas no Tribunal de Contas e visitas em outros órgãos que passaram pela mesma experiência, como a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

Com a mudança, a Emurb passará a adotar uma execução orçamentária financeira e contábil; ela deixa alguns procedimentos financeiros e passa a seguir as regras da lei 4.320, bem como as definidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, atendendo a uma exigência legal. Isso acontece porque uma empresa pública deve ser dependente dos recursos do Tesouro Municipal para arcar com despesas de pessoal e outras previstas para o cumprimento dessa implementação em 2018. "Tanto o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, quanto o presidente da Empresa, Antônio Sérgio Ferrari, deram total apoio a implantação, inclusive incentivando o empenho das equipes envolvidas e participando ativamente da construção deste trabalho", ressaltou.