Biblioteca Clodomir Silva lança projeto ‘Livros não têm férias’

Cultura
12/01/2018 16h47

Para atrair mais visitantes durante o mês de janeiro, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), criou o projeto ‘Livros não têm férias’. Com uma programação diversificada, a biblioteca optou por ofertar durante esse período os projetos Hora do Conto e do Cordel, além de uma exposição de histórias em quadrinhos, entre outras atividades.

De acordo com a coordenadora da unidade, Fabiana Bispo, a biblioteca é um local público para ser visitado durante todo o ano e para isso é necessário montar uma programação diferenciada. “A biblioteca é um espaço ativo para educação de forma dinâmica e divertida, nesta época do ano, como forma de lazer e aprendizado, nada melhor que o projeto ‘Livros não têm férias’. Os prazeres proporcionados por um livro geram sentimentos e expectativas diferentes ao leitor e atraem a população para um mundo da literatura”, justifica.

Iniciativas como esta engajam jovens, crianças e adultos em um só espaço, movimentando o dia-a-dia da biblioteca, que possui setores como o de Braille, Cordelteca, Telecentro, Circulante, Acervo Geral e Infanto-juvenil. “Estamos desenvolvendo um trabalho que possa atrair os jovens para dentro deste espaço. Por isso, procuramos sempre inovar explorando a criatividade e imaginação dos visitantes, através dos projetos que lançamos durante o ano”, explica Fabiana Bispo.

Para o estudante Vitor Santos, as atividades desenvolvidas na biblioteca integram e abrangem todas as idades. “Faço minhas pesquisas pela internet, mas sempre consulto os livros e quando tem alguma atividade acabo que passando mais tempo aqui, pois é uma forma de aprender se divertindo”, diz.

Ainda de acordo com Fabiana Bispo, a programação foi desenvolvida com base em uma análise referente ao público que frequenta o local. “Conversamos sempre com nossos visitantes e, a partir daí, podemos desenvolver uma programação diversificada para todos os gostos e idades”, finaliza a coordenadora.

Serviço

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva funciona de segunda a sábado e está instalada no bairro Siqueira Campos, rua Santa Catarina, nº 314. A unidade da Funcaju oferece consulta e pesquisa aos livros do acervo; empréstimo domiciliar; oficinas literárias, exposições e palestras. O local também conta com uma estrutura que possui sala de leitura, auditório, sala de periódicos, sala para pesquisa de acervo, sala para reuniões e sala de Braille. Para mais informações através do telefone (79) 3179-3742.

Programação

Projeto Hora do Conto
- Atividades de pintura, desenhos, explorando a criatividade e imaginação das crianças;
- Brincando com a Mente: jogos Educativos;
- Leitura de gibi;
- Contação de histórias;
- Exposição de Histórias em Quadrinhos (Dia do Quadrinho Nacional – 30 de Janeiro);

Local: setor Infanto-juvenil da Biblioteca Clodomir Silva.
Horário: terças e quintas, às 9h e 15h