Prefeitura de Aracaju varre em média 3.400 km de ruas por mês

Agência Aracaju de Notícias
19/02/2018 15h38

A cada mês, o serviço de varrição de logradouros públicos executado pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), alcança, aproximadamente, uma extensão de 3.400 km de vias. Esses números são obtidos graças a um bem elaborado planejamento de execução dos serviços, que reúne a manutenção das ruas da cidade, atendimento das solicitações da população, atendimento a situações emergenciais, como chuvas fortes ou vazamentos de água, limpeza em eventos esporádicos ou ainda em grandes festas como o Réveillon e aniversário da cidade.

São dois tipos de varrição utilizados pelos agentes de limpeza, a manual e mecanizada. No método manual, a limpeza é feita nas ruas com o auxílio de enxadas, foices, gadanhos, vassouras, carrinhos coletores de lixo e um caminhão caçamba. Na mecanizada, é utilizado um caminhão com varredeiras usado somente em área plana, devido às escovas não alcançarem locais mais profundos. Todos os resíduos coletados, assim como o lixo recolhido nas residências, caixas coletoras e vias públicas, vão para aterros sanitários ambientalmente autorizados.

Segundo explica o gerente de Operações da Emsurb, Rodolfo Costa, não existe um tipo de limpeza mais adequado e sim o mais apropriado para o local encontrado, que irá depender do tamanho da área, do tempo disponível para realizar o serviço e do tipo de resíduo encontrado. Ele ainda fala sobre os benefícios dessas intervenções para a cidade, “combate as enchentes, evitam o entupimento de bocas-de-lobo, doenças contagiosas e garante a saúde e o bem-estar dos aracajuanos”, completa.

A varrição é feita diariamente em vias de maior movimento e em locais de grande fluxo de pessoas, a exemplo do Centro e Siqueira Campos. A limpeza diurna inicia às 7h30 e vai até às 17h30, a noturna acontece das 17h às 23h e é realizada na área central da cidade. São 44 equipes de limpeza denominadas padrão, profissionais que realizam todo o serviço que envolve limpeza de canais, limpeza de feiras, varrição de vias etc. Cada equipe possui 12 agentes. Em média, são, 695 trabalhadores comprometidos com a limpeza da cidade, garantindo o saneamento e a qualidade de vida do município.

Medidas de segurança são utilizadas para manter a segurança dos agentes que executam seus serviços nas ruas e avenidas de maior movimento. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a prevenção de acidentes são de uso obrigatório, a exemplo dos coletes sinalizadores, cones e placas informando a atuação da limpeza.

Mutirão

Enquanto em alguns bairros o serviço padrão é o mais indicado, nos bairros mais distantes do Centro a operação mais recomendada é o mutirão. Os mutirões de limpeza executados pela Emsurb refletem a preocupação da Prefeitura de Aracaju com o bem-estar da população. Todos os bairros da cidade recebem manutenção constante, com periodicidade indicada por um calendário pré-estabelecido ou pela necessidade apresentada por cada lugar, sendo que os bairros periféricos recebem uma atenção maior.

São nos mutirões que a Emsurb concentra os trabalhos de varrição, capinação, gadanhamento, limpeza de canais, coleta de resíduos e pintura de meio-fio, varrição de praças, poda de árvores, reestruturação de paisagismo e coleta de móveis velhos (cata treco). Com esse tipo de trabalho, a Prefeitura de Aracaju busca manter a cidade sempre limpa, reconhecida inclusive por turistas.

População

Apesar da coleta domiciliar ser realizada regularmente em toda a cidade e de haver mais de 150 caixas coletoras disponibilizadas para descarte de lixo de pequenos volumes, sendo 71 para lixo, 23 para entulho e 60 Pontos de Entrega Voluntária de material reciclável (PEVs), é comum o flagrante de moradores que despejam todo o tipo de material em terrenos baldios, calçadas e até em margens de canais.

As denúncias podem ser feitas pela própria população à Guarda Municipal por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790, para a Sema, no telefone 98149-2497 ou pelo e-mail sema@aracaju.se.gov.br, para o número 118 da SMTT, ou através da Ouvidoria da Emsurb, pelo número 3021-9908.