Prefeitura e Prodetur estadual apresentam projeto de revitalização da Orla do Bairro Industrial

Indústria, Comércio e Turismo
27/01/2018 01h06

A revitalização da 1ª Etapa da Orla do Bairro Industrial foi tema de audiência pública na noite desta sexta-feira, 26, com moradores, pescadores, artesãs, comerciantes, lideranças comunitárias do Bairro Industrial e também do vereador Isac, morador do local. O evento aconteceu no Colégio Estadual Professor Paulo Freire e contou com a presença do secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana, da arquiteta da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Alana Lúcia Vieira de Melo; e dos representantes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Rafael Corona e Ana Lúcia, arquiteto e assistente social, respectivamente.
 
O objetivo da audiência foi apresentar o projeto de revitalização para a comunidade e abrir espaço de discussão para que os moradores se manifestassem com sugestões. Alana Lúcia Vieira, responsável pelo projeto na Emurb, apresentou a situação atual da orla, explicando que após 15 anos de construção, o uso e a ação do tempo desgastaram estruturas e equipamentos e que o projeto de revitalização prevê a recuperação de todo trecho de passarela em madeira e também do piso cimentado; revitalização e reestruturação do parque infantil, do módulo policial e revisão do paisagismo e iluminação; recuperação de todos os prédios e equipamentos de uso público como quiosques, quadra poliesportiva e reestruturação do Centro de Atendimento ao Turista Chica Chaves.

Durante os debates, os moradores sugeriram incorporações ao projeto e também demandas para órgãos da administração municipal. Por recomendação do secretário Jorge Santana, as sugestões e demandas foram registradas pela turismóloga da Semict, Viviane Castro, e serão discutidas com todos os órgãos envolvidos no projeto.

Jorge Santana também salientou que as colaborações apresentadas e que não estejam previstas nesta revitalização poderão ser discutidas em outros projetos, com outras fontes de financiamento, e se comprometeu a avaliar algumas propostas em visita que fará no local, acompanhado pelo diretor do programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa, o arquiteto e urbanista Ricardo Mascarello.

Sobre a importância da audiência e a participação da sociedade na definição do espaço público, Jorge definiu como um momento de pertencimento do cidadão nos destinos da cidade. “Envolver o cidadão no processo de reconstrução da cidade é premissa da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e a audiência de hoje, com o livre debate com os moradores, mostra como é importante ouvir os destinatários das ações do poder público, porque, afinal, é para os cidadãos que dedicamos nossos esforços e nosso trabalho. É a democratização da gestão como instrumento de cidadania”, finalizou.