Funcaju e Semict unem potenciais para promover a cultura e o turismo local

Cultura
29/01/2018 17h30

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) decidiram firmar parceria nesta segunda-feira, 29, e efetivar uma política que promova a cultura e o turismo sergipano.

De acordo com o presidente da Funcaju, Sílvio Santos, unir forças é essencial para valorizar cada vez mais a cultura sergipana e atrair turistas e visitantes. “Parceria tem sido a palavra-chave da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, não só em relação a parceiros externos quanto entre as secretarias. Afinal, é de extrema importância essas duas áreas trabalharem juntas, agregando o que cada uma tem de melhor com um só objetivo alavancar a nossa cultura e o turismo”, destaca.

“Normalmente os eventos culturais têm o significado grande para o turismo. Por exemplo, o Forró Caju. Esse trabalho em parceria, entre as equipes da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e a da Funcaju certamente é de grande valia e utilidade para a gente potencializar os esforços. De modo que os eventos, que já têm sucesso com o público local, possam atrair sempre mais turistas para cidade", explica o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Santana.

A Funcaju vem movimentando o cenário cultural em Aracaju. Além de incentivar artistas locais, promovendo ações nas unidades, exemplo, disso é o projeto Ocupe a Praça que acontece na primeira e ultima quarta-feira do mês, no Centro Cultural de Aracaju e na praça General Valadão. “Eu e o secretário Jorge Santana temos esse entendimento da importância dessa união para que essas ações tenham repercussão mais forte junto à sociedade. Nós temos vários projetos culturais que se tornam eventos para turistas e visitantes, e esta reunião tem como objetivo agregar a Fundação e a secretária de Turismo”, finaliza Sílvio Santos.

Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Carvan, quem ganha com essa parceria é a capital sergipana. “Historicamente sempre foram pontos frágeis as políticas de cultura e de turismo, no sentido de sempre trabalharem separadas. A cidade pode ter um ganho fantástico quando você une a questão cultural como mais um atrativo turístico. Obviamente que você tem toda uma política cultural que independe da ação do turismo, mas você pode agregar, e é isso que estamos fazendo. Por exemplo, você tem o turista que vem só para as praias, mas existem turistas que adoraram conhecer o lugar. Então, se você tem uma parceria entre o turismo e a cultura, a cidade tem muito que ganhar com essa ação”, ressalta.