Secretária reúne coordenadores para monitorar projetos prioritários da Saúde de Aracaju

Saúde
29/01/2018 19h53

A secretária municipal da Saúde (SMS), Waneska Barboza, reuniu na tarde desta segunda-feira, 29, todos os coordenadores executivos que estão envolvidos com os projetos prioritários da Saúde. O objetivo desse encontro foi o de acompanhar, ajustar e priorizar as ações de cada setor diretamente envolvido com o desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde (PMS) de Aracaju.


E como forma de ter um controle ainda maior sobre o andamento desses projetos, a secretária determinou que a cada 15 dias uma nova reunião seria realizada. “Precisamos dar um retorno não somente para quem faz parte do nosso SUS, mas para a população de Aracaju. Por isso é tão importante que esses projetos aconteçam, pois eles são a base das propostas de governo que o prefeito Edvaldo Nogueira quer promover em Aracaju. Sendo assim, a cada duas semanas vamos validar as metas e acompanhar de perto a execução do que vem sendo realizado dentro desse planejamento. Esse ano temos que focar totalmente nos resultados que queremos obter com cada projeto, sempre pensando na melhoria da saúde para população da nossa cidade", declarou Waneska.


Ao todo, a SMS iniciou a gestão estabelecendo oito Termos de Abertura de Projetos (TAPs), que juntos formaram a base do PMS - ferramenta que guiará todas as ações da secretaria pelos próximos quatro anos. Dentre esses Termos, quatro foram eleitos como prioridade: a Qualificação da Atenção Básica; a Implantação do Prontuário Eletrônico; a Qualificação dos Hospitais Municipais, e a Qualificação do Sistema de Regulação.


Atuação planejada


De acordo com a diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da SMS, Sayonara Carvalho, 2017 foi um ano de levantamento das prioridades. "Agora é a hora de colocar em prática aquilo que planejamos no ano passado. Para isso, a secretária sempre reforça que precisamos focar no planejamento que envolva as pessoas, atuando de forma integrada, e fazendo com que os nossos servidores vistam a camisa da gestão, sempre com o intuito de melhorar a assistência da saúde", complementou.


Sayonara reforçou ainda que essas reuniões promovidas por Waneska, além de proporcionarem uma visão mais precisa do andamento dessas ações, fortalecerão o controle social, que é uma das principais metas da SMS. “E é claro que precisamos focar no que é prioritário, mas todos os oito projetos serão debatidos quinzenalmente entre a secretária e os seus gestores. Além dos quatro prioritários, vamos acompanhar os TAPs da Implementação da Política de Educação Permanente; da Qualificação do Programa Academia da Cidade; das Ações de Vigilância em Saúde, e da Construção da Maternidade 17 de Março - todos eles analisados e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde”, reforçou a diretora.