Trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal é elogiado pela comunidade do Santa Maria

Guarda Municipal
31/01/2018 10h10

Uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Aracaju é ouvir as necessidades das comunidades e, assim, elaborar soluções mais apropriadas para cada uma dessas demandas. Ciente dessa atribuição, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) tem participado ativamente de diversas reuniões com os mais variados conselhos de segurança da capital.

Na noite da última terça-feira, 30, o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, reuniu-se com o Conselho de Segurança do bairro Santa Maria. Participaram do encontro, representantes de outros órgãos municipais, a exemplo das Secretarias Municipais da Defesa Social e da Cidadania, Educação, Assistência Social e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Esta foi a quarta reunião realizada pelo conselho no período de um ano. Em todas as edições, a Guarda Municipal foi representada, ouvindo as demandas e apresentando possíveis soluções. Essa interação com tem trazido bons resultados para a comunidade.

"O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Guarda Municipal no Santa Maria é, acima de tudo, um trabalho de parceria, um trabalho perfeito. A direção da guarda ouve a comunidade antes de fazer seu planejamento de ações. Seu representante tem participado ativamente das reuniões, explicando quais são as atribuições da corporação. Tem ouvido também a comunidade, os pais dos alunos das escolas municipais, os usuários das unidades de saúde e isso tem gerado resultados muito positivos. A comunidade do Santa Maria só tem a agradecer", afirma o 2º secretário do conselho de segurança do Santa Maria, Djenal Alves.

A partir dessas conversas com a população, a Guarda Municipal pôde rever seu plano de ação, melhorando o serviço que é prestado à população. Os resultados já aparecem, principalmente, nas unidades escolares e de saúde, que vem apresentando reduções consideráveis nos índices de criminalidade. O representante da GMA atribui essa melhora da segurança ao diálogo com a população. "Essa já é a quarta reunião que nós acompanhamos do Conselho de Segurança do bairro Santa Maria. A partir do momento que passamos a escutar as demandas, pudemos melhorar nosso atendimento, pois entendemos o que a comunidade precisava e quando precisava. De posse dessas informações, passamos a planejar melhor o serviço que é executado na região", destacou o subinspetor da guarda, Fernando Mendonça.

Atualmente o Complexo Santa Maria conta com rondas preventivas motorizadas, com atuação da Ronda Escolar e com a base operacional do Grupo Tático Operacional (GTO).