Baile da Melhor Idade resgata alegria dos idosos atendidos pela Assistência de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
06/02/2018 19h14

Foi ao som da fanfarra e com muita chuva de confete e serpentina que o clima de animação tomou conta do Baile da Melhor Idade 2018. Realizado na tarde desta terça-feira, 6, pela Secretaria Municipal da Assistência Social, a festa entrou em seu segundo ano consecutivo como um resgate aos antigos e tradicionais carnavais, para a felicidade dos idosos atendidos nos 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). 

Com um hiato entre os anos de 2013 e 2016, o evento voltou a ser promovido em 2017, primeiro ano da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e da vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino. “Este foi um dos primeiros pedidos que os idosos dos serviços de convivência nos fizeram, pois eles extravasam alegria em uma comemoração como esta. Por serem pessoas, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade social, eu acredito que o mínimo que a Prefeitura de Aracaju pode fazer é trazer momentos de diversão e cidadania. Quando falamos sobre qualidade de vida, este tipo de ação faz parte. Nós temos um compromisso real com a população”, salientou Eliane Aquino.

“Para onde um vai, o outro vai atrás!”, garantiu sorridente a aposentada Josefa Messias. Ela e o marido, igualmente aposentado, José Vitorino, não se desgrudaram, sempre aproveitando a folia em dupla. Os dois são referenciados no Cras 17 de Março e aos 43 anos de casados asseguram que Carnaval só muito bem acompanhados um do outro. “Eu sou evangélica e, em respeito a minha religião, sempre prefiro me resguardar. Mas ele não é religioso e gosta de ir em praticamente todas as atividades do Cras. Por amá-lo tanto, eu sempre estou com ele. Sempre nos apoiamos”, explicou Josefa Messias. “Estamos feliz com nossas escolhas e com a Assistência que sempre se preocupa com a gente”, concluiu José Vitorino.

Pensado prioritariamente para os idosos dos Cras, o evento foi aberto ao público e recebeu gente que também quis aproveitar a brincadeira. Foi o caso das aposentadas Maria Lúcia Oliveira e Mércia Gonçalves. “Ficamos sabendo do baile através de uma amiga que faz parte do Cras Madre Tereza de Calcutá. Aí decidimos vir e nos animar um pouco, já que hoje em dia só ficamos em casa e cuidamos da família”, afirmou Maria Lúcia. Classificando-se como a mais festeira das duas, Mércia mostrou seu espírito de foliã. “Este ano já fui para os bloquinhos do Inácio Barbosa e para o bloquinho do Carro Quebrado. Vim para o Baile da Melhor Idade para fazer o esquenta para o Rasgadinho. Eu estou em todas!”, garante.

O Baile da Melhor Idade contou com a apresentação da banda de frevo Beijos e Flores para animar a premiação de rainha e rei do Carnaval. Receberam a coroa Maria Augusta da Silva, referenciada no Cras Gonçalo Prado Rollemberg, e José Vitorino, do Cras 17 de Março. 

Carnaval da Assistência

As festividades do mês também irão se estender a todos os equipamentos da Assistência Social de Aracaju. Ao longo de toda a semana, abrigos e casas lares, Cras, Creas, Centro Pop e Centro Dia também irão realizar suas comemorações. 

“Neste período carnavalesco vamos proporcionar eventos de mobilização e ação comunitária. Queremos enfatizar que não estamos pensando na festa pela festa, mas nos preocupando em trabalhar com os usuários o sentido do carnaval como parte da nossa cultura. Com isso nós envolvemos crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência que estão nos serviços de acolhimento ou de convivência e fortalecimento de vínculos. Isso eleva a autoestima e permite que estas pessoas mais vulneráveis tenham acesso a todos os bens culturais que a cidade oferece”, falou diretora da Proteção Social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).