CarnaCaps anima usuários da Rede de Atenção Psicossocial

Agência Aracaju de Notícias
07/02/2018 17h41

  Uma tarde repleta de animação. Assim foi mais uma edição do CarnaCaps, evento organizado pela Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que aconteceu nesta quarta-feira, 7. Cerca de 200 usuários entraram no clima da festa de Momo e caíram na folia no parque Augusto Franco (Sementeira).

O evento reuniu usuários da Reaps, que inclui os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o Programa de Redução de Danos, Unidade de Acolhimento e Residência Terapêutica. A animação ficou por conta dos alunos de uma oficina de batucada promovida pela Rede, o Batucaps.

Segundo Dalmare Sá, coordenador da Reaps, o objetivo é congregar toda a rede com os usuários dos Caps, que são pessoas com transtorno mental ou usuários de álcool e outras drogas. "Precisamos dar visibilidade à sociedade sobre os usuários dos Caps para diminuir o estigma contra estas pessoas", disse o coordenador.

De acordo com a coordenadora do Caps Liberdade, no bairro Siqueira Campos, Adriana Monteiro, o CarnaCaps também é uma oportunidade dos usuários interagirem entre si. "Também é um momento de protagonismo para eles. Então é um momento muito positivo, de inserção mesmo. Eles adoram", disse.

Usuários aprovam

Fantasiados e com animação, os usuários aproveitaram a tarde de folia. Eles cantaram, dançaram, tocaram e interagiram entre eles.  Frequentador do Caps AD - Primavera há dez anos, A.C.B. contou que esperou ansioso pela realização da festa. "Está maravilhoso. Eu esperei um mês por essa festa. Está todo mundo animado", disse, destacando que é um dos integrantes da banda.

Quem também estava bem animado foi o usuário do Caps David Capistrano, R.F.G..Vestido a caráter, ele aproveitou cada momento da festa. "Está muito boa. Eu já vim várias vezes e a desse ano é a melhor, está muito animado aqui", disse.