Saúde promove segurança aos foliões com trabalho preventivo de controle do Aedes

Saúde
11/02/2018 20h03

Os dois primeiros dias do Festival Brasileiro de Ritmos Rasgadinho foram um sucesso. Milhares pessoas encheram as ruas que sediam o evento para se divertir ao som de bandas sergipanas e atrações nacionais. Porém, para que essa alegria fosse garantida, foi preciso que a Prefeitura Municipal de Aracaju fizesse um intenso trabalho de preparação.


Pensando nisso, ainda em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde criou o projeto #VerãoSemAedes, onde reuniu diversas ações, entre as quais fazia parte o fumacê intercostal no entorno do bairro Getúlio Vargas – mais precisamente nas áreas onde o Rasgadinho está sendo promovido.


“Fizemos esse trabalho nos três dias que antecederam o início do evento para poder garantir a segurança de quem escolheu Aracaju para curtir o Carnaval. Temos recebido um fluxo grande de turistas desde o começo do ano, e essas ações são justamente para proteger não só o turista, mas os aracajuanos. Se uma pessoa vier infectada de outros locais, a nossa atuação vai garantir que a transmissão não fique na cidade, através do controle do vetor”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante.


As aplicações ocorreram em 51 quarteirões, envolvendo 2522 imóveis, e mobilizou quatro equipes de agentes de endemias. Trabalho reconhecido pela técnica de enfermagem, Eliana Santana, que mora em uma das ruas que estiveram dentro do cronograma da ação, a Frei Paulo.


“Fiquei feliz quando vi os agentes de endemias passarem com o fumacê na minha rua. Nesta região tem muita muriçoca e com o inseticida do fumacê, eu me sinto mais segura. É um trabalho muito importante que a secretaria faz, e com isso eu vou brincar o carnaval muito mais tranquila”, elogiou a Eliana.